Inserção no mercado de trabalho é tema de Encontro de Jovens Grapiúnas

Em busca de oportunidades
Ascom/Wilson Oliveira

A importância da inserção no mercado de trabalho foi o tema de um encontro que reuniu na tarde de quinta-feira, no auditório da Faculdade de Tecnologia e Ciência (FTC), os jovens assistidos pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos cadastrados pelo Departamento de Divisão da Juventude da Secretaria da Assistência Social (SAS). O Encontro de Jovens Grapiúnas contagiou jovens e adultos, entre 16 a 29 anos, e reuniu mais de 500 participantes de programas executados pela Prefeitura de Itabuna.

Segundo a diretora do Departamento de Proteção Social Básica - Módulo II, Mônica Oliveira Cunha, o Encontro de Jovens Grapiúnas priorizou a função da SAS em ajudar os jovens de Itabuna que desejam ingressar no mercado de trabalho. “Diariamente recebemos cerca de 60 jovens pedindo informações e aconselhamentos no que diz respeito à capacitação profissional, principal pela dificuldade, já que não têm experiência ou qualificação. Por isso, mantemos contato direto com representantes de RH das empresas cadastradas no Centro de Integração Empresa-Escola – CIEE e encaminhamos jovens qualificados para cursos, principalmente Prouni”, explica Mónica.   

Para a chefa da Divisão da Juventude da SAS, Sayonara Ávila, o Encontro foi a maneira apropriada de a Secretaria da Assistência Social disponibilizar as informações referentes às políticas públicas direcionadas aos jovens.  “A juventude têm o direito de saber qual à postura adequada para o primeiro emprego e informações sobre as exigências que o mercado de trabalho faz. Nossa intenção é fazer esse processo de vinculação dos jovens ao mercado de trabalho com apresentações e palestras”, declarou Sayonara.

A palestrante e geógrafa da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima), Waleska da Costa Viana, destacou possibilidades de acesso ao mercado de trabalho e políticas públicas para a juventude. “Apresentei algumas dicas e informações voltadas ao emprego disponível ao público jovem, já que o evento visou justamente isso, fortalecer a participação dos jovens”, disse Waleska.

Aluna do curso de auxiliar de cozinha do Pronatec, Patrícia Pinheiro dos Santos acompanhou atenta a todas as atividades disponibilizadas no Encontro de Jovens Grapiúnas. “Estava querendo aprimorar minha vida profissional. Então, recebi a oportunidade de fazer o curso de auxiliar de cozinha. Estou muito feliz. Hoje, vim a esse encontro acompanhada do meu filho, para poder mostrar a ele a realidade do mercado profissional local, através das informações e atividades realizadas pela SAS”, expressou.