Taxista de Canavieiras oferece internet e adota cartão

Welber Matos e a modernidade
Ascom/Wagnevilton Ferreira

Em Canavieiras, o taxista Welber Matos já conta com mais uma alternativa para cobrar suas corridas de taxi: O pagamento através de cartão de crédito e de débito. Além de oferecer mais uma modalidade de recebimento, o sistema permite uma maior segurança, já que o motorista não transporta dinheiro. O valor cobrado pelas corridas é fixo e independe de horário.

Há uma semana Welber passou a oferecer o cartão de crédito e de débito como opção de pagamento e não demonstra arrependimento, apesar das taxas. “Às vezes a corrida é longa, o passageiro não tem todo o dinheiro em mãos e o cartão facilita o pagamento, além do troco”, afirma. Para viagens acima de 100 quilômetros, o taxista ainda oferece a opção de parcelar em três vezes. “Cobro R$ 250,00 em uma corrida pra Itabuna, e R$180 para Ilhéus”, informa

Outra novidade oferecida é acesso à internet via sistema wi-fi. “Uma coisa leva à outra. Com a máquina de cartão, aumento a demanda para viagens. Então, para o passageiro não ficar entediado, resolvi fazer também mias esse investimento”, esclarece. Na prática o sistema funciona de maneira simples, dentro do veículo um aparelho celular é usado como roteador.

Frota modernizada – Desde o início do ano que a Secretaria de Obras e Transportes da Prefeitura de Canavieiras convocou os permissionários do serviço de transporte de passageiros (táxi) para se recadastrarem. O recadastramento dos veículos e dos condutores, segundo explicou o secretário Almir Melo Júnior,   teve como objetivo garantir aos usuários um transporte confiável, seguro e eficiente.

Ao estabelecer o recadastramento dos serviços de táxis a Prefeitura pretendeu conhecer as condições da frota existente e definir o número de vagas de táxis, bem como de praças em cada logradouro. “Como esse serviço ficou 12 anos sem qualquer tipo de controle do Poder Público Municipal, nossa intenção é fazer com que seja cada vez mais modernizado, o que já vem acontecendo após o recadastramento”, concluiu Almir Melo Júnior.

Para o secretário de Obras e Transportes, um dos exemplos mais visíveis é este de Welber Matos, que está dentro dos padrões do que acontecem nas grandes cidades do mundo. No entender do secretário, a concorrência é positiva e daqui pra frente a tendência é a constante modernização do setor na apresentação de novos veículos e na prestação de outros serviços.