Pontos de ônibus e iluminação serão instalados em frente ao campus da UFSB

Campus Jorge Amado
Ascom/Gabriel de Oliveira

O ministro da Educação, José Henrique Paim, participa na próxima segunda-feira, dia 8 de setembro, da aula inaugural do campus Jorge Amado da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), no bairro de Ferradas, em Itabuna. Como parte dos preparativos para o evento, nesta quarta-feira o diretor Assistência Estudantil da UFSB, Sandro Ferreira, representando o reitor Naomar Almeida Filho, solicitou da administração municipal apoio para melhorar as condições de acesso e transporte dos estudantes ao campus da universidade.

O encontro reuniu representantes das empresas de transporte coletivo e das secretarias municipais de Planejamento e Tecnologia, do Desenvolvimento Urbano (Sedur) e de Transporte e Trânsito (Settran). Na oportunidade, o vice-prefeito e secretário de Planejamento e Tecnologia, Wenceslau Júnior, coordenador da comissão da Prefeitura que acompanha a instalação e funcionamento da UFSB, informou que o prefeito Claudevane Leite autorizou o atendimento das reivindicações pela instituição. Na reunião ficou acordado que até o dia 7 de setembro, as solicitações já terão sido atendidas pela Prefeitura.   

Serão instalados três pontos de ônibus e será feita a limpeza e melhoradas a iluminação da área em frente à Universidade, além da construção de um quebra-molas antes da rotatória onde os ônibus farão as manobras. O representante da UFSB também solicitou às empresas do transporte coletivo a adequação dos horários de ônibus nas proximidades do campus da UFSB e próximo ao Colégio Universitário de Itabuna (CUNI), que funcionará, provisoriamente, das 14 horas às 22h30min, no Colégio Estadual Amélia Amado, na Avenida Manoel Chaves, no bairro São Caetano.

Colégios UniversitáriosNeste primeiro momento a UFSB receberá 240 alunos distribuídos nos turnos vespertino e noturno no campus, enquanto o Colégio Universitário contará com 60 estudantes. A meta é que até o final de 2015 o número de vagas seja triplicado. O diretor da Assistência Estudantil da UFSB, Sandro Ferreira, fez um alerta aos estudantes de municípios do Sul da Bahia para a data de encerramento para ingresso nos Colégios Universitários da UFSB de acordo Edital publicado no site www.ufsb.edu.br.

O prazo se encerra no próximo dia  31, devendo os estudantes interessados acessar o edital no site e preencher acesso a ficha de inscrição. As vagas estão sendo oferecidas para oito municípios:  Coaraci (30 vagas), Ilhéus (60 vagas), Ibicaraí (30 vagas), Itabuna (30 vagas), Porto Seguro (60 vagas), Santa Cruz Cabrália (30 vagas), Itamaraju (60 vagas), e Teixeira de Freitas (30 vagas)