Teatro Popular de Ilhéus estreia projeto de ocupação do TCA

Estreia do núcleo de artes no TCA
Divulgação/Karoline Vital

O Teatro Popular de Ilhéus (TPI) estreou o projeto de ocupação artística do complexo Teatro Castro Alves (TCA)Shakespeare – Teatro Popular em Construção. A solenidade aconteceu na noite da última segunda-feira (25), com apresentação da sátira em cordel Teodorico Majestade – as últimas horas de um prefeito. No próximo sábado (30), o grupo ilheense apresenta O Inspetor Geral, às 19 horas, na sala principal do TCA. As entradas custam R$ 20 e R$ 10. Após o espetáculo, haverá bate-papo entre o elenco e o público.

A cerimônia de lançamento do projeto aconteceu no foyer do TCA, tendo como plano de fundo o mural concebido pelo célebre artista plástico Carybé. A apresentação foi prestigiada por autoridades públicas, classe artística, imprensa e público em geral. A recepção foi calorosa, envolta em uma atmosfera descontraída e irreverente, seguindo a tônica da cultura popular. Ao final, houve confraternização entre a plateia e o elenco do TPI.

O diretor artístico, Romualdo Lisboa destacou que o Teatro Popular de Ilhéus, enquanto grupo de pesquisa, pretende fazer intercâmbios com outros grupos, produzir e fazer um trabalho de qualidade. O grupo dedicou a apresentação deTeodorico Majestade à memória do dramaturgo Ariano Suassuna e do pesquisador e crítico teatral Sebastião Milaré, ambos falecidos neste ano.

Na semana passada, o Teatro Popular de Ilhéus deu início aos trabalhos de preparação corporal com o professor de balé do TCA, Gilmar Sampaio. Os artistas trabalharam a técnica do “mondrongo”, desenvolvida pelo TPI ao longo dos seus 19 anos. Através da deformação do corpo, os artistas se distanciam da realidade e adotam um posicionamento crítico do que desejam representar. Ao longo desta semana, o elenco vai focar nos ensaios de O Inspetor Geral para a apresentação de sábado.

            O grupo ilheense foi o primeiro colocado na seleção organizada pela Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) do edital TCA.Núcleo “Em Construção”. O TPI ocupará o Complexo TCA até dezembro deste ano, com intercâmbio com o grupo Clowns de Shakespeare, do Rio Grande do Norte, apresentações de espetáculos, seminários, oficinas e a montagem da nova peça do TPI, baseada na obra de Shakespeare Medida por Medida, que fechará a trilogia composta por Teodorico Majestade e O Inspetor Geral.