Agricultura em Ação chega aos agricultores da Agrafam

Projeto oferece assistência técnica e apoio
Ascom/Pedro Augusto

Expectativa, esta é a palavra que define cada olhar dos pequenos agricultores visitados pelos técnicos do projeto Agricultura em Ação, desenvolvido pela Prefeitura de Itabuna, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente (Seagrima). O projeto leva assistência técnica e apoio para pequenos produtores, além de iniciar o levantamento e coleta de informações para a elaboração de um planejamento agroambiental no território.

Na manhã desta terça-feira, a equipe de agrônomos, veterinários, ambientalistas, liderada pelo secretário municipal da Agricultura e Meio Ambiente, Lanns Almeida Filho, realizou visita técnica à Associação Grapiúna dos Agricultores Familiares (Agrafam), na estrada de acesso ao distrito de Mutuns. O trabalho na Agrafam vai até quinta-feira (28).

Para o associado Antônio Silva Santos, que mora na localidade há 50 anos, a sua vida mudou depois que ele ganhou um lote - doado pela Prefeitura há dois anos - e agora ainda mais com o projeto da Seagrima. “Você sabe que notícia boa se espalha, não é? Os amigos de Mutuns disseram que receberam a visita técnica da equipe que também visitou as propriedades e conheceu de perto os problemas. Eu pensei: será que também vêm aqui? Hoje recebi a visita. Estou me sentindo satisfeito, pois, só assim a secretaria pode conhecer nossas verdadeiras necessidades”, conta o agricultor.

Para os pequenos agricultores Carlita Maria de Jesus, 61 anos, e Valdemir Guerra, 65 anos, os esclarecimentos dos técnicos facilita o andamento da associação. “A gente não sabia que a solicitação da construção das casas e da energia elétrica tinha que ser feita por meio da associação. Agora nós iremos cobrar do nosso presidente”, afirma. Além da visita técnica dos engenheiros que vistoriaram os lotes os associados da Agrafam ainda receberam orientações legais relativas à conservação produtiva.

“Esta administração está mostrando a que veio. Pela primeira vez estamos sendo ouvidos e orientados por uma equipe que realmente conhece do assunto, sem falar do fácil acesso ao secretário, que veio aqui nos lotes e se mostrou muito interessado em resolver nossas dificuldades”, conta Valdemir Guerra. Na próxima semana a equipe do Agricultura em Ação estará na comunidade da Roça do Povo entre os dias 1 e 3 de setembro.