Sábado é dia de mobilização da campanha antirrábica

Cães e gatos devem ser vacinados
Arquivo/JBO

A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau), através do Centro de Zoonoses, desenvolve, no próximo sábado, 30, o dia de mobilização da Campanha Nacional de Vacinação Antirrábica, do Ministério da Saúde, no período das 8 às 17 horas. A ação teve inicio no último dia 11 e ocorre até 15 de setembro. A meta da prefeitura é vacinar 28097 cães e 6181 gatos, sendo importante lembrar que os animais devem possuir três meses de vida e retornar para a segunda dose 30 dias depois.

Nos primeiros dias da atividade, seis equipes do órgão percorreram as comunidades de Nossa Senhora das Vitória, São Domingos, Vila Lídia, Vila Cachoeira, São José, São Miguel, Banco da Vitória, Outeiro de São Sebastião e Teotônio Vilela e já vacinaram 1.841 cães e 383 gatos. A Sesau lembra que, obedecendo o Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei nº 8.069 de 13/07/1990), não serão permitidas às crianças se dirigirem ao local levando seus animais.

Ainda, para que todas as áreas do município sejam contempladas, a secretaria montou um esquema operacional para o dia 30, segmentando o atendimento. Na zona norte, estarão em funcionamento as unidades de saúde Sarah Kubischeck, no Bairro do Malhado, e a do Iguape, o Posto de Saúde da Família (PSF), da Barra, do Centro Social Urbano (CSU) e do Alto do Coqueiro. Na zona sul, a campanha ocorre no Posto de Saúde Herval Soledade, no Bairro do Pontal, nos PSFs do Nelson Costa, Nossa Senhora das Vitórias, Ilhéus II, Hernani Sá e Olivença. Na zona oeste, ficarão disponíveis para a população o Posto de Saúde do Salobrinho, o Doutor Euler Ázaro, no Bairro Teotônio Vilela, o PSF Vilela 4, e as unidades de saúde de Banco da Vitória e Vila Cachoeira. Já no centro da cidade, a vacinação será possível o CAE II (SESP), Posto de Saúde (em reforma) na Avenida Princesa Isabel, Policlínica do Alto da Conquista e PSF do Basílio.

Para ampliar a capacidade de atendimento, o Centro de Zoonoses também decidiu instalar toldos fixos em pontos estratégicos como na central do Corpo de Bombeiros, na Barra, na loja Dedal Cat Dog, no Jardim Savóia, posto de gasolina no Banco da Vitória, na Associação dos Moradores do Bairro Hernani Sá, na Praça da Mangueira, no Nelson Costa, na Central de Abastecimento do Bairro do Malhado, em frente a loja Brasil Cosméticos, e na Praça Santa Rita, no Alto da Conquista.