Maramata reestrutura museu para melhor atender aos visitantes

Acervo reorganizado
Secom

A Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata) deu início à reestruturação do Museu do Mar e da Capitania na semana passada, com o objetivo de reorganizar os objetos históricos e biológicos para aumentar a visibilidade do acervo. Segundo o presidente Fred Andrade, o trabalho deve ser concluído na próxima quinta-feira, dia 28. “Buscamos a otimização do espaço e a valorização das peças, contribuindo para facilitar a organização e disponibilidade das informações, que é o objetivo principal da Maramata”.

O responsável pela reestruturação, o arquiteto e biólogo Adilson Sitta, informa que o primeiro objetivo é deixar o espaço mais aberto. “Com isso, queremos que nas visitas guiadas tenhamos capacidade de atender a um grupo maior do que os que recebemos atualmente”. Reduzir a poluição visual é outra proposta. “Com o excesso de peças, muitas vezes uma esconde outra, muita informação num espaço pequeno o visitante não consegue ver algumas peças de grande importância”, completa.

Outro destaque na mudança é uma separação maior entre a parte biológica e parte histórica do museu. “Na entrada, já fica toda parte histórica exposta e no salão interno, a biológica” explica Sitta. Conforme observa o servidor, foi realizada também uma alteração na disposição da iluminação, aumentando a visibilidade do acervo biológico e destacando peças ícones.

A Maramata retoma as atividades de visitação, tão logo seja concluído o trabalho, nesta sexta-feira, dia 30. Para solicitar palestras ou agendar uma visita, deve-se entrar em contato com a instituição através do número 3632-3698, sempre no período das 8 às 17 horas, ou por meio dos  emails maramatacursos@gmail.com ou maramatacomunicacao@gmail.com.