Apicultura em Canavieiras capacita novos profissinais

Canavieiras é um dos mais importantes pólos de apicultura do BRasil
Arquivo/JBO

Promovido pelo Sindicato Rural em parceria com o Senar e a Prefeitura de Canavieiras, foi iniciado nesta terça-feira (29), na sede da Secretaria da Assistência Social, o curso de apicultura. A aula inaugural contou com a presença do vice-presidente do Sindicato Rural de Canavieiras, Tancredo Santana Melo, do presidente da Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper) e Associação Canavieirense de Apicultores (Acap), Aneylan Nascimento, o professor Aldir Harley Mendes e da secretária municipal da Assistência Social, Vanessa Leite.

Segundo a secretária Vanessa Leite, a prospecção e realização de cursos profissionalizantes em Canavieiras tem sido um compromisso do prefeito Almir Melo. Para ela, esse comprometimento do Governo da Reconstrução tem beneficiado grande parte da população com a capacitação para o desenvolvimento de atividades geradoras de emprego e renda.

Para o vice-presidente do Sindicato Rural, Tancredo Melo, o curso de apicultura é uma importante ferramenta de geração de emprego e renda, haja vista que é uma atividade que goza de grande conceito no mercado. No entender de Tancredo, essa parceria com a Prefeitura e Senar é uma ótima oportunidade para quem deseja trabalhar com dignidade e produzir com qualidade.

A turma do Curso de Apicultura é formada por 30 pessoas, divididas em duas turmas (matutina e vespertina), no período de segunda a sexta-feira. O curso tem carga horária de 160 horas-aula, abordando temas básicos, técnicos e práticos e de empreendedorismo. A primeira matéria do curso é Ética e Cidadania, ministrada por Aldyr Harley Mendes.

Para o instrutor Aldyr Harley, o curso de apicultura tem o objetivo de capacitar pessoas para o desenvolvimento da atividade, de forma técnica e organizada. Segundo ele, a apicultura é uma atividade em franca expansão e ideal para agregar valor e renda às propriedades, bem como para a formação de parcerias com proprietários rurais, associações e cooperativas.

Explica o presidente da Cooperativa de Apicultores de Canavieiras (Coaper) e Associação Canavieirense de Apicultores (Acap), Aneylan Nascimento, que o produto principal da atividade apícola em Canavieiras é a produção de pólen. “Nossa produção tem mercado garantido nas regiões Sul e Sudeste – maiores compradores do Brasil –, devido à alta qualidade do pólen, que ocupa posição de destaque, com reconhecimento de diversas instituições.

De acordo com Aneylan, ao contrário de outros locais, a produção de mel é incipiente e todo o esforço produtivo é concentrado na produção de pólen e da própolis vermelha, coletada pelas abelhas da resina da planta rabo-de-bugiu (Dalbergia ecastophyllum). Outra característica local é que a apicultura é a principal atividade econômica, ao contrário de outros municípios.