Itabuna oferece vacina contra Hepatite A a partir de dia 4 de agosto

Crianças com um a dois anos incompletos devem ser vacinadas
Ascom/Gabriel de Oliveira

As crianças de Itabuna, com idade entre um ano e dois anos incompletos, passam a receber, a partir do mês de agosto, mais uma vacina gratuita pelo Sistema Único de Saúde (SUS). A vacina contra Hepatite A estará disponível em todos os postos de saúde do município a partir do dia 4 de agosto.

A Rede de Frio Municipal receberá as doses da vacina nesta quinta-feira, 31, e já na sexta-feira distribuirá para as equipes da Atenção Básica. A dose contra hepatite A amplia para 14 o número de vacinas de rotina no calendário de vacinação.

A coordenadora de Imunização da Secretaria da Saúde, Gracilene Dias, explicou que a vacina não será apresentada como campanha, mas sim implantada como rotina do calendário vacinal. De acordo com o Ministério da Saúde, de 1999 a 2013 foram registrados 151.436 casos no Brasil. A maioria deles nas regiões Norte e Nordeste.

A hepatite A é uma doença infecciosa aguda que atinge o fígado e é transmitida por via oral-fecal, de uma pessoa infectada para outra saudável, ou através de alimentos (especialmente os frutos do mar, recheios cremosos de doces e alguns vegetais) ou da água contaminada.