Seminário analisa Educação no Campo e propõe novo modelo regionalizado

Encontro de debates, capacitação e avaliações
Ascom/Walmir Rosário

A Prefeitura de Canavieiras , através da Secretária da Educação, promoveu o Seminário Educação no Campo – Conhecer para Transformar, com a participação dos professores dos povoados, distrito e zona rural. Além das palestras, dadas por diversos professores mestre e doutores, também foram realizadas oficinas e mesas-redondas de capacitação e avaliação.

Na solenidade de abertura, a secretária da Educação, professora Emília Cristina Augusto dos Santos, ressaltou que o evento teve como finalidade compreender e analisar o panorama das políticas públicas da educação no campo em Canavieiras. “Esse seminário nasceu da observação da necessidade de se ter um olhar especial e diferenciado para esse segmento, muitas vezes esquecido”, ressaltou a secretária.

A professora Emília Cristina disse, ainda, que as dificuldades da educação ganham mais dimensão no campo, devido às grandes distâncias, falta de formação específica, além de um projeto que não leva em consideração as especificidades. “Através dessa análise dos palestrantes e professores é que vamos propor soluções para as demandas existentes”, frisou a secretária.

Em seu discurso de abertura, o prefeito Almir Melo admitiu que muito ainda precisa ser construído no processo educativo do campo e ressaltou os avanços conseguidos em apenas um ano e meio do Governo da Reconstrução. Para ele, a educação de Canavieiras vive uma nova realidade diante das realizações comandadas pela secretária Emília Cristina e sua equipe.

No entender de Almir Melo o debate engrandece e por certo novas propostas construídas no seminário serão implantadas nas escolas do campo, que enfrenta condições bastante adversas de suas similares na área urbana. “A atividade do professor é um sacerdócio, pois tem a difícil missão de educar, agindo como mestre, pai, amigo e aconselhador”, assegurou.

Projeto diferenciado – Para o prefeito, a educação no campo deve atender suas peculiaridades e neste rumo a secretaria está implantado as escolas de nível Fundamental II nos povoados e distritos. Essa medida, segundo ele, proporciona ao aluno mais tempo para exercer sua atividade na comunidade, ao invés de passar até mais de quatro horas diárias em intermináveis e cansativas viagens às escolas da sede do município.

Quem também concorda com a proposta do prefeito é o professor-doutor Ariomar Santos, diretor do IFBaiano de Bom Jesus da Lapa, que apresentou a palestra “História da Educação no Campo no Brasil”. Segundo o professor, o calendário e o conteúdo programático do campo tem de obedecer a cultura do lugar, os períodos de produção da agricultura e regionalizar os conhecimentos.

Justifica, o professor Ariomar, que os diferentes não podem ser tratados de forma igual, a exemplo de manter o mesmo modelo de ensino para área urbana. Para ele, se tratada como política pública, oferecendo propostas regionais e programas correlatos de saúde, lazer e renda, evita o êxodo rural, forma cidadãos.

Temas abordados – Segundo o coordenador do Seminário, professor Manoel Lopes, o encontro vai analisar assuntos pertinentes, a exemplo de “Educação no Campo: Desafios e Possibilidades” foi o tema da primeira palestra, dada pela professora-doutora da Universidade Estadual do Sul da Bahia (Uesb), Tânia Torreão Sá.  Logo após, foi apresentada a palestra “Cinema como recurso de aprendizagem na educação do campo”, pelo professor-doutor Augusto Sá, do IFBaiano Uruçuca.

Ainda foram apresentados os temas “História da Educação no Campo”, pelo professor-doutor Ariomar Santos, do IFBa Bom Jesus da Lapa); “Movimentos Sociais e a Educação no Campo”, com o mestre Marcelo Torreão, da Universidade do Estado da Bahia (Uneb); “Relação entre o Conhecimento Científico e os Saberes das Comunidades Tradicional”, pelo mestre José Carlos Dias, do IFBaiano Uruçuca. com a participação de professores e coordenadores; em seguida foi formada uma mesa-redonda com todos os palestrantes.

Já os professores das escolas de campo apresentaram o tema “Relato de Experiências da Educação do Campo em Canavieiras; também foram realizadas a “Oficina de capacitação tecnológica”, ministrada pelo mestre Ramilton Costa, da Fedora Brasil, e a “Oficina de Lógica Computacional: Jogos e Tecnologia para Educação no Campo”, ministrada pelo mestre Romeu Menezes, do IFBaiano Uruçuca.

Ficou evidenciado que os professores devem utilizar os meios disponíveis no processo de ensino-aprendizagem, a exemplo de novas tecnologias como o áudio-visual, os jogos educativos, além dos conteúdos tradicionais. Para isso, é preciso saber lidar com a tecnologia, que deve ser utilizada para mudar a realidade dos alunos com a construção do conhecimento, com base na observação e na ciência.