Cacau brasileiro será debatido no Espírito Santo

Simpósio acontece em Linhares, um dos municípios produtores do estado
Arquivo

Com o objetivo de promover a difusão de conhecimento de técnicas relacionadas ao cultivo do cacau, o Espírito Santo, quarto maior produtor nacional da fruta, realiza o I Simpósio da Cacauicultura Capixaba, nos dias 07 e 08 de agosto, na Universidade Aberta do Brasil (UAB), no município de Linhares. Com cunho técnico, o evento é destinado para produtores de cacau e técnicos e representantes de entidades públicas e privadas, vinculadas à cadeia produtiva do cacau estadual, e terá palestras com renomados profissionais e visitas técnicas a propriedades rurais.

O Estado capixaba sofre na última década com a vassoura-de-bruxa, fungo que tem causado sérios prejuízos aos cacauicultores capixabas. Através do Programa de Revitalização das Áreas Produtoras de Cacau do Espírito Santo – Cacau Sustentável, está sendo possível a retomada da produção devolvendo a confiança aos produtores, que estão, gradativamente, adotando boas práticas agrícolas e obtendo sucesso na renovação das lavouras de cacau em sistemas agroflorestais.

Para aprimorar o processo de produção nas lavouras capixabas, o Simpósio irá abordar temas essenciais para resultados positivos na condução da atividade. Na quinta-feira (07), primeiro dia de evento, haverá palestras sobre Sustentabilidade na Cadeia do Cacau no Brasil; Inovações tecnológicas na produção de cacau; Obtenção de alta produtividade de cacau nos sistemas Cabruca e SAFs; Qualidade na Pós-Colheita de cacau; Mercado e perspectivas para o cacau; Relato de Experiências sobre Boas práticas e sustentabilidade na cacauicultura; Fertilidade do solo e nutrição do cacaueiro, Manejo integrado de novas pragas do cacaueiro; Controle fitossanitário da lavoura cacaueira e Poda de formação e manejo do cacaueiro clonal.

Na sexta-feira (08), os participantes do Simpósio farão visitas técnicas a propriedades de cacau do município de Linhares (ES) para conhecer resultados positivos na cultura cacaueira com adoção de tecnologias e manejo recomendado.  Na visita, haverá estações com temáticas diferentes do processo produtivo com o apoio dos técnicos da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) e do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) no acompanhamento dos participantes.

A inscrição para o I Simpósio da Cacauicultura Capixaba é gratuita e pode ser realizada no local do evento. O evento é organizado pela Associação dos Cacauicultores de Linhares (Acal), Associação de Produtores Rurais de Perobas, Bananal do Sul e adjacências (Apropeba) e Cooperativa dos Cacauicultores do Espírito Santo (Coopercau), tem apoio da Nestlé Cocoa Plan, Fertilizantes Heringer, Prefeitura Municipal de Linhares, através da Secretaria Municipal de Agricultura, Ceplac e Incaper.