Itabuna inaugura CEU e mais um posto de saúde reformado

Juventude já aproveita espaço de lazer no CEU
Ascom/Gabriel de Oliveira

A comunidade itabunense recebeu mais duas obras executadas pela administração municipal. O prefeito Claudevane Leite inaugurou, no bairro Urbis IV, o Centro de Artes e Esportes Unificados (CEU) e, no bairro Maria Pinheiro, a unidade de saúde da família Cândido Pereira completamente reformada.

A importante construção do CEU foi assegurada pelo atual governo municipal, que encontrou o projeto abandonado pela administração passada e prestes a perder os recursos do Ministério da Cultura. O equipamento de cultura, esporte e lazer vai garantir à comunidade do Urbis IV e de bairros circunvizinhos atividades diversificadas que promovem a qualidade de vida e o bem-estar.

Os moradores entenderam o propósito e lotaram, logo no início da tarde, toda a área de lazer do CEU. Crianças, jovens, adultos e idosos conheceram as instalações e participaram da cerimônia de inauguração que teve capoeira, apresentação de fanfarra e início de utilização dos espaços de esporte e lazer.

Em seu discurso, o prefeito Vane declarou a felicidade por ver que a comunidade apareceu para receber o CEU. Ele explicou que o Centro é um instrumento importante para a construção da cidadania e garantiu que todos os setores funcionarão plenamente, pois todos os materiais necessários foram adquiridos em processos de licitações, já realizadas. “Nossa gestão, respeita o dinheiro público. Por isso, conseguimos, com austeridade, desenvolver projetos inéditos como este”, afirmou.

Para o presidente da Associação de Moradores do Urbis IV, Carlos Henrique, é um orgulho para a população receber um benefício desse nível. “Já pedimos muito. Hoje, só temos a agradecer à administração municipal por resgatar um projeto que estava quase perdido”, disse, pedindo à comunidade que ajude a cuidar e conservar o espaço inaugurado.

Da mesma maneira avalia o professor de capoeira José Carlos Silva, que sempre deu aulas para crianças e adolescentes do bairro. “Aqui os meninos só tinham capoeira e futebol. Agora eles vão ter um espaço que agrega vários esportes e cultura. A evolução é grande. Nosso bairro precisava mesmo disso”, comemorou.

Também na tarde desta segunda-feira foi entregue à população a unidade de saúde da família Cândido Pereira, no bairro Maria Pinheiro, após reforma geral e melhorias na estrutura. A equipe de saúde, composta por médicos, enfermeiros, técnicos, agentes comunitários e de endemias, ficou a postos para receber a comunidade e as autoridades durante a inauguração.

O prefeito Vane explicou aos presentes que o objetivo maior do Programa de Recuperação das Unidades de Saúde é ofertar nos bairros um bom atendimento à população. “O desafio de fazer que os postos funcionem efetivamente é grande. Mas, estamos enfrentando e gradativamente melhorando a Atenção Básica”, afirmou o prefeito. Segundo ele, a humanização do atendimento é outro ponto estabelecido aos profissionais de saúde. “Precisamos fazer com que os pacientes se sintam bem em nossas unidades. É assim que a Saúde começa a funcionar melhor”, ressaltou Vane.

A comunidade do Maria Pinheiro aprovou as novas instalações da unidade de saúde do bairro. O padre Cristovão Przychocki, responsável pela paróquia do bairro, agradeceu em nome dos moradores e reforçou a necessidade de que o povo seja bem acolhido no atendimento. “Se o povo for bem acolhido, certamente a obra será preservada”, disse.

Já o morador Roque Jesus dos Santos lembrou que as goteiras eram um grande problema da unidade de saúde, que até já chegou a alagar em dias de chuva forte. “Com essa reforma isso acabou. De hoje em diante tudo vai ser uma beleza aqui. Me sinto até mais seguro e confiante”, declarou.

As cerimônias de inauguração tiveram participação maciça da população que a todo o momento demonstrava satisfação pelas melhorias asseguradas pela Prefeitura. Participaram das festividades de inauguração do CEU e da USF Cândido Pereira secretários, autoridades e servidores municipais, lideranças políticas, vereadores, agentes culturais, artistas locais e representantes religiosos.