Maramata leva educação ambiental à Escola Municipal Doutor Nelson de Oliveira

Em debate, sustentabilidade e preservação ambiental
Secom

Estudantes da Escola Municipal Doutor Nelson de Oliveira participaram na ultima sexta-feira, dia 25, de uma atividade de educação ambiental, desenvolvida pela Universidade Livre do Mar e da Mata (Maramata). Em uma palestra interativa, na sala de aula, funcionários da instituição discutiram o tema “Sustentabilidade e preservação ambiental”, com foco na reciclagem e reutilização de embalagens e material orgânico, com crianças na faixa etária de 8 e 9 anos.

Durante a atividade, os alunos aprenderam sobre o reaproveitamento de inservíveis e a possibilidade de usar papel, sacolas plásticas, entre outros materiais nas brincadeiras, bem como transformá-los em objetos de decoração. Além de ouvirem sobre a importância e ações de preservação e conservação ambiental, os estudantes também conheceram o processo de transformação do óleo de cozinha usado nas frituras em sabão.   

Segundo a pedagoga Tamara Santana, a ação é importante para levar a educação ambiental ao cotidiano das crianças em sala de aula. “Assuntos referentes ao meio ambiente têm tido muito relevância hoje em dia, mas, muitas vezes estão restritos a plantar uma horta, cortar um plástico... o nosso objetivo aqui na escola é incluir essa temática no dia a dia real das  crianças e provocar nelas uma mudança de olhar sobre a questão, ressaltando, inclusive, o destino que damos ao nosso lixo” atesta.

Tamara afirma ainda que levar essas informações aos pais é outro objetivo da escola, considerando que os estudantes são multiplicadores de informação. “Creio que muitas crianças chegarão em casa e dirão aos pais que é possível reutilizar o óleo de cozinha, dar outro destino às cascas de verdura e assim por diante. Se a gente planta uma sementinha, a semente germina, aos poucos observaremos o resultado” relata.

Ainda, conforme ressalta a pedagoga, o desenvolvimento de ações lúdico-pedagógicas, como esta realizada em parceria com a Maramata, colabora para aumentar a participação dos alunos em sala de aula, despertando o interesse e uma maior responsabilidade com as atividades escolares.  “Eles já vêm para a escola com a tarefa pronta, há um comprometimento maior, eles estão se envolvendo mais” conta.

Agendamento – A Maramata encontra-se disponível para promover palestras e oficinas, desenvolvendo o tema “Sustentabilidade Social”. Além disso, as escolas podem agendar visitas à instituição, na qual os alunos vão conhecer o Oceanário Virtual e o Museu do Mar e da Capitania que possui um rico acervo sobre animais marinhos e objetos que ajudam a contar a história de Ilhéus. 

Para solicitar palestras ou agendar uma visita deve-se entrar em contato com a universidade através do número 3632-3698 ou dos emails  maramatacursos@gmail.com ou maramatacomunicacao@gmail.com, sempre no período das 8 às 17 horas.