Campanha de doação de sangue pelo servidor municipal coleta 90 bolsas

Doação de sangue e gesto de amor
Ascom/Wilson Oliveira

Em apenas 11 dias, a campanha de doação de sangue pelos servidores públicos municipais, desenvolvida a partir deste mês pela Secretaria da Administração da Prefeitura e até dezembro, em parceria com o Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, coletou 90 bolsas de sangue. A campanha, além de salvar vidas, mobiliza servidores municipais e a comunidade não só durante o período, mas por toda a vida já que desperta sentimento de solidariedade e amor ao próximo.  

De acordo com a secretária da Administração, Mariana Alcântara, a campanha solidária, com a participação direta do servidor público municipal, é sucesso e em muito auxilia a captação de sangue pelo Banco de Sangue, cuja maior dificuldade é suprir a necessidade de 1.500 doadores mensais. “Além do gesto de doar vida, o servidor voluntário tem direito a um atestado médico que lhe concede um dia de folga no trabalho ou na escola”, disse.

O coordenador de Captação do Banco de Sangue da Santa Casa de Misericórdia de Itabuna, Rosildo Ribeiro, se mostrou confiante de que a meta de coletar entre 200 e 250 bolsas de sangue diárias para a unidade com o apoio da Secretaria da Administração será alcançada. “Só o Hospital de Base consome em média 350 unidades de sangue mensalmente. Além disso, o Banco de Sangue atende mais seis hospitais de Itabuna e outros 150 municípios da região. Então, é preciso que haja mais participação e mobilização”, expressou.

Município considerado como um dos maiores polos de atendimento médico em média e alta complexidade no Sul do Estado, Itabuna sai na frente com a realização da campanha de doação voluntária de sangue pelo servidor público municipal, que pode ser abraçada por outros municípios. O Banco de Sangue funciona de segunda a sexta-feira das 7 as 17 e aos sábados das 7 às 12 horas.