Cras oferece oficinas para beneficiários do Bolsa Família

Prática da capoeira é uma das modalidades inseridas
Ascom/Walmir Rosário

A Prefeitura de Canavieiras, por meio da Secretaria da Assistência Social, oferecendo oficinas esportivas e culturais para os diversos grupos de convivência assistidos pelo Centro de Referência da Assistência Social (Cras). As oficinas de capoeira, futebol, teatro, dança e jiu-jitsu estão acontecendo na sua sede, nos turnos matutino e vespertino. Para se inscrever, é só comparecer ao Cras mais próximo com documento de identidade (RG ou CPF), NIS, comprovante de endereço, ou com a documentação dos pais ou responsáveis.

Essas oficinas são destinadas a grupos de crianças e adolescentes na faixa etária de cinco a 17 anos e grupos de idosos. No caso das crianças e adolescentes, os alunos somente poderão participar das oficinas no horário que não coincida com o das aulas regulares. O Cras assiste também  um grupo de 53 pessoas da melhor idade, com convivência social, atividades recreativas e físicas, tendo a finalidade de promover a interação e melhorar as atividades psicomotoras.

De acordo com a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, através desse tipo de iniciativa, que estimula a interação social e a formação para o trabalho, o Cras busca fortalecer a convivência familiar e comunitária, o retorno e a permanência de seus membros no sistema de ensino através de trabalhos voltado para a comunidade. “O Cras conta com uma equipe técnica formada por assistente social, psicólogo, orientadores e facilitadores sociais para atender a família e o aluno. É no grupo de convivência que eles aprendem a se ressocializar e a ter alguma perspectiva de vida”, explica.

Ainda segundo a Secretária Vanessa Leite, uma das características positivas do Programa Bolsa Família é disponibilizar cursos e oficinas, com a finalidade de capacitar os beneficiários, para que encontrem uma “porta de saída” do programa. “Nesses cursos e oficinas eles aprenderão a gerar renda e poderão a exercer novas atividades produtivas”, ressalta a secretária.

O oferecimento de cursos, palestras e oficinas é uma das atividades constantes da Secretaria da Assistência Social, por meio do Centro de Referência em Assistência Social. Em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a Secretaria de Assistência Social está oferecendo mais um curso do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) para os beneficiários do Bolsa Família, o de apicultura. “Trata-se de uma atividade que propicia ganhos econômicos e contribui para a manutenção e preservação do meio ambiente”, explica.