Canavieiras vai se cadastrar no Projeto de Cirurgias Eletivas

Hospital Régis Pacheco
Ascom/Walmir Rosário

O Hospital Municipal Régis Pacheco, em Canavieiras, realiza atualmente procedimentos cirúrgicos de baixa e média complexidade, sempre às terças e quintas-feiras, e pequenas cirurgias às segundas-feiras. De acordo com o tipo de procedimento, a cada dia poderão ser executadas até 10 cirurgias de média complexidade.

Informa a secretária Municipal da Saúde, Roberta Barros, que o corpo clínico do Hospital Régis Pacheco já atende a pacientes de outros municípios, através dos serviços de regulação dessas cidades. “Atualmente realizando cirurgias eletivas em pacientes de cidades circunvizinhas, no sentido de atender as necessidades das secretarias da saúde desses municípios”, explica a Roberta.

Para atender essa nova demanda, a secretária Roberta Barros ressalta que o Hospital Municipal Régis Pacheco já possui capacidade instalada, tanto no que tange à área física e equipamentos, como em equipes de profissionais médico-cirúrgicos. “Estamos em constante atualização, contratando pessoal especializado e adquirindo novos equipamentos para atender as necessidades do nosso hospital”, afirma a secretária.

Diante da nova realidade, a secretária Roberta Barros, está tomando todas as providências para inscrever Canavieiras no Projeto de Cadastro de Cirurgias Eletivas mantido pela Secretaria Estadual da Saúde (Sesab). Assim que for liberada para participar do projeto, a Saúde de Canavieiras estará habilitada a realizar cerca de 100 procedimentos eletivos de baixa e média complexidade no Hospital Municipal Régis Pacheco.

Com a participação de Canavieiras no Projeto de Cadastro de Cirurgias Eletivas, o número de atendimentos cirúrgicos poderá ser ampliado com o acréscimo de outros dias da semana. “Após a aprovação pela Sesab, precisamos apenas realizar um planejamento para formatar um calendário de atendimento, e os  diversos municípios circunvizinhos poderão encaminhar seus pacientes diretamente para a realização dos procedimentos cirúrgicos”, informa Roberta.

O Projeto Estadual de Cirurgias Eletivas beneficia atualmente cerca de 90 municípios e vai permitir a ampliação da prestação dos serviços de saúde à população regional. A saúde é uma das prioridades do Governo da Reconstrução e hoje Canavieiras é referência nos serviços de Atenção Básica, na cidade e no interior do município.

O Hospital Municipal Régis Pacheco vem sendo modernizado desde janeiro do ano passado, quando se encontrava totalmente sucateado e hoje oferece os mais diversos serviços de saúde de baixa e média complexidade. Recentemente, o hospital também passou a contar com um Conselho de Ética com o objetivo de zelar e trabalhar, por todos os meios ao seu alcance, pelo perfeito desempenho da medicina.

Segundo Roberta Barros, para a Saúde chegar ao nível de atendimento atual, foi necessário realizar um amplo trabalho de planejamento e executá-lo com determinação, priorizando as principais demandas da população. Para proporcionar boas condições de atendimento aos pacientes no Hospital Régis Pacheco, a Secretaria da Saúde promoveu uma ampla recuperação na rede de atenção básica, reformando as unidades de saúde da família.