Itabuna reforça atendimento a famílias em áreas de vulnerabilidade social

Programas fortalecem vínculos familiares
Ascom/Gabriel de Oliveira

Dentre os diversos serviços oferecidos pela Prefeitura de Itabuna em atenção às famílias em situação de vulnerabilidade social estão as atividades físicas, lúdicas e culturais promovidas pela Secretaria da Assistência Social (SAS), por meio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que atualmente atende 700 crianças e adolescentes e cerca de 200 idosos. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos abrange vários programas executados pela SAS e ajuda os participantes a resgatar e entender o desenvolvimento de sua cidadania, fortalecer os vínculos entre familiares e promover o envelhecimento saudável.  

Unificado em 2013, a partir de antigos programas como Pro-Jovem Adolescente, PETI e programas de assistência a Crianças e Idosos, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos faz parte do Departamento de Proteção Social Básica da SAS. O público-alvo são as crianças de 0 a 14 e adolescentes de 15 a 17 anos, cujas famílias são beneficiárias do Bolsa Família; idosos com mais de 60 anos, que recebem o Benefício de Prestação continuada (BPC) e estende-se ainda aos jovens em situação de risco pessoal e social, encaminhados pelos serviços de Proteção Social Especial do SUAS (CREAS Medidas Socioeducativas) ou por conselhos tutelares, Ministério Público, Vara da Infância e Juventude e outros que fazem parte do Sistema de Garantia dos Direitos da Criança e do Adolescente.

A meta da Secretaria da Assistência Social é ampliar o atendimento abrangendo, inclusive, jovens e adultos. Para tanto, mantém 10 núcleos em atendimento a crianças e cinco para adolescentes e também está implantando e reabrindo novos coletivos. As atividades são realizadas de segunda a quinta-feira, pela manhã e à tarde. Nas sextas-feiras acontecem as reuniões e a busca-ativa de crianças e adolescentes faltosos, visando contribuir no processo de desenvolvimento da autonomia e de sociabilidade delas.

Além do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos são referenciados no Centro de Referência de Assistência Social – CRAS I e CRAS II: a Divisão para a Juventude; o Programa Integração AABB-Comunidade; e a Escola Profissionalizante de Itabuna. De acordo com a diretora da Proteção Social Básica- Módulo II, Mônica Oliveira Cunha de Santana, a importância do atendimento é equilibrar o trabalho teórico e prático para ajudar as famílias a entender e enfrentar as desigualdades sociais e a necessidade de ser garantida a todos qualidade de vida.