Defesa Civil de Ilhéus conta com dois novos pluviômetros

Equipamentos que vão detectar com antecedência possibilidades de enchente e desabamentos
Secom/Gidelzo Silva

O trabalho preventivo da Comissão de Defesa Civil de Ilhéus conta com mais uma importante ferramenta. Através de convênio firmado com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemadem), do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCT), a Prefeitura de Ilhéus concluiu, na semana passada, a instalação de dois novos pluviômetros automáticos: um na Central de Abastecimento do Malhado e outro na Policlínica, no Bairro da Conquista.

Os dois equipamentos serão utilizados no acompanhamento do volume de chuvas que incide sobre o município, em milímetros lineares, e facilitará o acesso da população às informações e alertas sobre as condições climáticas, principalmente referentes ao monitoramento de áreas consideradas de risco. Também colabora para a composição da base de dados do município e das comunidades científicas locais referentes aos danos causados por fortes chuvas.

Os pluviômetros conseguem detectar, com seis horas de antecedência, se há possibilidades de enchentes e deslizamento de solo. O Cemadem, em Brasília, pode encaminhar alertas eletrônicos por SMS para celulares cadastrados pela Defesa Civil. Nesse sentido, a nova ferramenta vai facilitar a tomada de decisões do órgão, uma vez que ajuda a nortear os técnicos no trabalho de prevenção.