Canavieiras formata um novo produto turístico esportivo, de aventura e rural

Preservação ambiental é um dos atrativos da cidade
JBO/Maurício Maron

Tendo como slogan “Canavieiras – Turismo Total”, a Secretaria de Turismo e Esportes vem empreendendo pesquisas de novos produtos turísticos a serem implementados pela atual gestão, com a finalidade de aproveitar todo o potencial da região para essa importante atividade econômica. No último final de semana, o secretário Municipal do Turismo, Fernando Volpi, realizou uma visita técnica à Lagoa do Rocha, que acumula uma imensa quantidade de águas cristalinas e serenas, originária de mananciais existentes no vale localizado entre os povoados de Ouricana e Pimenteiras, na zona rural de Canavieiras.

O local onde está localizada a Lagoa do Rocha possui uma vegetação rica e   diversificada, preservada pelos fazendeiros e sitiantes, que não escondem sua preocupação com o meio ambiente e o respeito à natureza, da qual retiram o seu sustento de maneira responsável. A intenção dos proprietários das terras que circundam a lagoa é a formatação de um produto turístico que possa se transformar numa atividade econômica sustentável.

Turismo rural e de aventura – Para o secretário do Turismo de Canavieiras, Fernando Volpi, ao chegar à Lagoa do Rocha, o que se vê não é apenas um lago, mas uma uma paisagem deslumbrante e um roteiro turístico praticamente pronto para ser aproveitado de maneira sustentável. Volpi afirma ter recebido  recomendação do prefeito Almir Melo para desenvolver um projeto específico para o turismo de aventuras e o turismo rural, ampliando a oferta de roteiros turísticos, que hoje basicamente se constituem em sol, praia, rios e manguezais.

Destaca, Volpi, que o objetivo é descobrir novos atrativos que pluralizem interesses e opções de turistas e de investidores do setor, proporcionando o desenvolvimento do turismo numa dinâmica multidimensional. Entre as necessidades para a formatação do produto turístico Lagoa do Rocha está a implantação de uma pousada rústica e construída de forma sustentável, com condições de promover repercussão internacional e atrair turistas de diversos locais.

Medindo quase quatro quilômetros de extensão, a Lagoa do Rocha tem largura variando entre 250 e 400 metros, em cujas margens floresce uma vegetação específica do local. No entender do secretário, a composição do meio ambiente  certamente interessará aos estudiosos e pesquisadores, o que aumenta. Ainda mais as chances de aproveitamento e o alcance desse novo roteiro turístico a ser explorado.

Na visita técnica, o secretário Fernando Volpi contou com a companhia do casal Francis e Morena Sutter, da Canestur, operadora local que está desenvolvendo estudos para inclusão do Stand Up Paddle nas águas da paradisíaca Lagoa do Rocha, que pode ser acessada também pelo rio Salsa, após aproximadamente duas horas e meia de navegação.

Como chegar - O acesso à Lagoa do Rocha é realizado pela rodovia estadual BA 274 (ainda não pavimentada) conhecida como Transouricana, que liga Canavieiras à BR-101 passando por Santa Maria Eterna. O trecho recebe regular conservação por conta da parceria firmada entre a Prefeitura e o Governo do Estado, por meio do Derba, com projeto futuro de pavimentação, e pode ser percorrido em qualquer veículo.

A partir do entrocamento da rodovia Transouricana com a estrada vicinal –  cerca de dois quilômetros antes de Pimenteiras –, o trecho se torna sinuoso e com um grau maior de dificuldade. Segundo Fernando Volpi, esse tipo de estrada é ideal para os “jipeiros”, cujo segmento é um dos alvos do projeto elaborado pela Secretaria do Turismo e Esportes.

“O trecho em que a estrada se torna estreita, sinuosa e acidentada se transforma em um desafio para os adeptos da aventura em seus possantes jipes, revelando uma paisagem entrecortada pelos mais diferentes matizes da mata exuberante e que leva ao êxtase diante do maior espelho d’água jamais visto nos vales da zona antes cacaueira”, conta Fernando Volpi.