Táxis licenciados em Itabuna começam a receber alvarás

Vistoria nos táxis de Itabuna
Ascom/Gabriel de Oliveira

A Secretaria de Transporte e Trânsito (Settran) deu inicio, na manhã desta segunda-feira,  à entrega de alvarás de licenciamento 2014 de táxis, cujos veículos foram aprovados na vistoria anual obrigatória e motoristas e proprietários no curso de atualização em segurança no trânsito realizados pela Prefeitura de Itabuna. Hoje foram entregues alvarás para os veículos de placas com final 1 e 2, na Secretaria no antigo aeroporto, no bairro Lomanto.

Pelo calendário, amanhã serão entregues alvarás para os táxis de placas finais 3 e 4. Na quarta-feira, placas 5 e 6, e na quinta, placas 7 e 8. Na sexta-feira serão liberados os alvarás de veículos com placas finais 9 e 0. 

Durante a vistoria a Settran exigiu a apresentação de documentos do veículo e pessoais do proprietário e condutor como Carteira Nacional de Habilitação (CNH) constando a atividade remunerada. Já o c urso de atualização em segurança de trânsito constou de palestras que destacaram as condutas contrárias ao Código de Trânsito Brasileiro, como o perigo da falta do uso do cinto de segurança, excesso de velocidade, fila dupla e o estresse elevado identificado no dia a dia dos profissionais do serviço de táxis.

O secretário de Transporte e Trânsito, Clodovil Soares, disse que através da vistoria anual a Prefeitura garante a qualidade do serviço prestado no município, bem como a segurança tanto de passageiros quanto dos próprios profissionais.  Clodovil diz que a vistoria serve não apenas para a emissão do alvará de funcionamento, mas também para checar as condições dos veículos, no que se refere à higiene e se  possuem equipamentos de segurança como o cinto de segurança, por exemplo.