Setor hoteleiro se alia às novas plataformas digitais

Organização para a empresa, satisfação para o cliente
Arquivo/Google

Hoje é perceptível a importância das novas plataformas digitais dentro dos mais variados setores da economia. No segmento hoteleiro não poderia ser diferente. A praticidade oferecida pela internet tanto na captação de clientes quanto na oferta e apresentação de produtos e serviços aos hóspedes é muito grande. A liberdade e facilidade no momento da reserva é um dos elementos que podem determinar a escolha do turista por determinado hotel, um dos últimos elementos na seleção do destino para passar as férias ou visitar.

Em alguns hotéis de Ilhéus, uma das principais cidades litorâneas do sul baiano, integrante da Costa do Cacau, o uso de ferramentas digitais é cada vez mais frequente e necessária para manter um bom índice de ocupação durante o ano. De acordo com Larissa Melo, responsável pelo setor de reservas dos hotéis Aldeia da Praia e Praia do Sol, a necessidade de migrar para essas plataformas surgiu quando os parceiros dos hotéis começavam a solicitar o seu cadastro neste tipo de serviço, pela maior praticidade oferecida.

“Hoje somos muito mais ligados ao mundo tecnológico e para que pudéssemos acompanhar esta evolução tivemos que implantar novos meios de se efetuar a reserva nos hotéis, no caso, as reservas online”, explica Larissa. Dessa maneira, o cliente não precisaria mais parar o que estivesse fazendo ou enviar solicitações por e-mail para efetuar a reserva, aumentando a captação.

Além disso, ao se inserir também nas redes sociais, a visibilidade é maior, funcionando muito bem na captação de novos clientes através de divulgações de informações relevantes, diferenciais e promoções que o cliente poderá ter ao se hospedar no hotel. “Como a procura nas redes está cada vez maior, precisamos nos inserir neste meio para que possamos aparecer aos clientes que fazem este tipo de busca”, adiciona Larissa.

Ferramentas fáceis de se trabalharNo quesito da dificuldade em trabalhar com esse tipo de sistema, Larissa é objetiva e dá as dicas: “o gerenciamento na plataforma digital é muito simples e nos ajuda muito, pois o cliente conhece o hotel em apenas um clique e tem todas as informações que necessitar nas páginas que busca. Além disso, só confirmam a reserva após estarem cientes de todas as informações do hotel”, afirma. E finaliza: “é possível afirmar sem nenhuma dúvida que as mídias digitais contribuem para o desenvolvimento do setor”.