Programa preventivo realiza testes de HIV na Central do Malhado

Comerciantes beneficiados
Secom/Gidelzo Silva

Na manhã desta segunda-feira, dia 21, os trabalhadores da Central de Abastecimento do Malhado, zona norte de Ilhéus, participaram, no local, da segunda etapa do Programa de Combate à Prostituição e à Proliferação de Doenças Sexuais. Foram realizados 30 testes rápidos para diagnosticar portadores do vírus HIV, transmissor da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids). A ação é desenvolvida pela parceria entre as secretarias municipais de Saúde (Sesau), por meio da Coordenação de DSTs/AIDS, de Indústria e Comércio (Sedic), através da Direção da Central, e de Desenvolvimento Social (SDS).  

O teste é simples e rápido. O cidadão só precisa fornecer uma gota de sangue, e, em 15 minutos, saberá se é portador ou não do vírus. No caso do resultado positivo, o paciente será encaminhado ao Programa Nacional de DST/AIDS, que doará todos os medicamentos necessários ao tratamento, inclusive o coquetel tríplice, e demais benefícios oferecidos.

Além da prevenção contra a Aids, o programa também tem a intenção de promover atendimento aos usuários de drogas e às profissionais do sexo que trabalham na região. Segundo o Agente de Desenvolvimento da Sedic, Roberto Garcia, serão realizadas atividades de prevenção de saúde, vigilância sanitária e assistência social em todos os setores da central.

Na semana passada, os comerciantes participaram de uma palestra sobre prevenção e tratamento das doenças sexualmente transmissíveis. A atividade ocorreu no próprio local, e teve como objetivo esclarecer dúvidas do público alvo sobre as formas de proteção, informando sintomas das enfermidades, bem como os riscos à saúde e à vida, inclusive dos parceiros.