Saúde na Escola capacita profissionais sobre vacinação e saúde bucal

Oficina ajuda à qualificação de agentes
Ascom/Wilson Oliveira

Enfermeiros, agentes comunitários, técnicos de enfermagem, auxiliares de consultório, diretores, professores e coordenadores escolares participaram de uma oficina, na quinta-feira, no Centro de Educação de Estudos e Pesquisas (CEEP), para tratar de temas como Saúde Bucal e Imunização, como parte do programa de formação e capacitação de profissionais das áreas da Saúde e da Educação do Programa Saúde na Escola (PSE).  

Segundo a coordenadora do Núcleo de Educação Permanente da Secretaria da Saúde, Luciana Pinheiro, o evento tem importância fundamental na preparação dos profissionais, visando à prestação eficiente do serviço de saúde em Itabuna. “Entendemos que o setor da Educação é um parceiro em potencial e multiplicador das ações relacionadas à vacinação. A escola ajudará os profissionais da saúde identificar possível falta de compromisso dos pais de alunos com o cartão de vacinação incompleto”, afirma Luciana Pinheiro.

Já para a coordenadora do Grupo de Trabalho Intersetorial da secretaria de Educação, Aline Carvalho, é importante o profissional da educação trabalhar em parceria com os agentes de saúde dentro do ambiente escolar. “Esse encontro beneficiará os profissionais educacionais com informações que eles não detêm. A partir dessa via do PSE para a comunidade escolar teremos um olhar apurado para determinado assuntos que foram debatidos”, diz Aline Carvalho.

A palestrante e enfermeira Thamyne D’El Rey destacou que “vacinação é uma responsabilidade de todos”. E acrescentou que é importante os profissionais da área educacional participarem dessa amplificação de conhecimentos. “Os profissionais terão o conhecimento adequado para aplicar na vivência, no cotidiano. Essa iniciativa marca um diferencial para cada profissional que participa. É uma capacitação minuciosa e a intenção é a atualização de cada profissional”, completa.

O Programa da Saúde Escolar (PSE) promovido pelos Ministérios da Saúde e da Educação tem como finalidade realizar a política intersetorial voltada às crianças, adolescentes, jovens e adultos da educação pública brasileira para promover saúde e educação integral. O PSE é uma estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras.