Dia Internacional do Cacau vai discutir Decreto da Cabruca e Parque Tecnológico

Cacau em debate no sul da Bahia
Arquivo/JBO/Maurício Maron

No próximo dia 27, a Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac) vai comemorar o Dia Internacional do Cacau. O evento será realizado no Auditório da Ceplac, no quilômetro 22 da rodovia Ilhéus/Itabuna, com o tema Cacau Cabruca: Modernização com Sustentabilidade. A ocasião, comemorada por todos os países produtores, ocorre a cada primeiro domingo de junho. Mas esse ano a festividade no Brasil foi adiada para que pudesse celebrar o maior avanço da cacauicultura baiana nos últimos tempos: o decreto 15.180, de 2 de junho de 2014.

O Decreto da Cabruca, como ficou marcado, será objeto de discussão em uma das  palestras  do  dia (Decreto Ambiental – Manejo do Cacau Cabruca),  a  ser  proferida  pelo  secretário  do  Meio Ambiente da Bahia, Eugênio Spengler. O outro tema, com igual importância estratégica para a cacauicultura regional, debatido em palestra da secretária da Ciência e Tecnologia  da  Bahia,  Andréa Mendonça, será o Parque Tecnológico do Sul da Bahia, com a palestra “A inovação e o cacau”.

Além dos dois secretários estaduais, participam do evento representantes do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa),  da direção da Ceplac  em  Brasília,  deputados  federais  e estaduais, prefeitos regionais e secretários municipais de Agricultura e Meio Ambiente. Também participam produtores tradicionais e representantes da agricultura  familiar. Na  ocasião,  serão homenageados agricultores destaque do ano, nas modalidades Tradicional e Familiar.

De acordo com o superintendente da Ceplac na Bahia, Juvenal Maynart, o objetivo da comemoração é discutir e criar condições para entendimentos acerca de ações voltadas para a cacauicultura sustentável, em um ambiente especialmente voltado para técnicos, produtores de cacau, imprensa  e  autoridades  regionais. “É  um  momento  festivo,  mas  também  de  reflexão,  proposição  e prestação de contas à sociedade”, declara Maynart.

Ele destaca a participação de dois secretários de estado, que vão traduzir para o público o que se projeta com os dois principais temas da cacauicultura do futuro. “São  dois  temas  puxados  pela Ceplac: manejo da cabruca, em bases legais e ordenamento definidos, e o nosso parque tecnológico. Vamos mostrar e enfatizar que a geração de riquezas pode ser associada à sustentabilidade”.

PROGRAMAÇÃO

8h30min – Abertura

10h20min – Palestra “Decreto Ambiental – Manejo do Cacau Cabruca”  – Eugênio Spengler  - Secretário de Meio Ambiente

10h40min – Palestra “O Parque Tecnológico da Bahia” – O caso do Parque Tecnológico de Ilhéus - Andréa Mendonça – Secretária da Ciência e Tecnologia

11horas – Premiação Cacauicultor  do ano e agricultura familiar

12h30min - Encerramento