Com qualificação, empresários de hotelaria em Itabuna ganham mercado

Empresários têm a marca do empreendedorismo
Ascom/Pedro Augusto

O casal de empresários Eduardo e Josefina Fontes tem bons motivos para comemorar. Há 12 anos, eles decidiram investir no ramo de hotelaria em Itabuna, cidade sulbaiana situada a 415 quilômetros de Salvador. Com foco no turismo de negócios, os empreendedores têm como princípio a busca permanente de conhecimento. Foi assim que o casal viu seu hotel – o Tarik Fontes Plaza – obter certificação do selo ISO 9001 e ficar entre os finalistas nacionais na última edição do Prêmio MPE Brasil, na categoria Turismo.

“Em um mercado cada vez mais competitivo, buscar qualidade e conhecimento é fundamental”, acredita Eduardo. Para ele, a atividade empresarial se renovou e exige do empreendedor uma atitude proativa e verdadeira sede por informação. “Nós priorizamos isso e conseguimos crescer em todos os aspectos, com uma gestão que passou a planejar mais e a focar nos resultados”, frisa o empresário, que ainda conta com o apoio do filho, Tarik Neto, na condução do empreendimento.

A parceria mantida com o Sebrae, há mais de 10 anos, está associada a esse valor cultivado pela empresa. Eduardo, que também é médico, conta já conhecia a instituição e, desde que projetou seu empreendimento, considerou a necessidade de buscar o apoio do órgão. Ele e sua esposa destacam a participação em cursos como o de Planejamento Estratégico e o de Marketing Avançado, importantes para aprimorar a gestão de seu hotel. “A empresa passou a ter um foco e a definir bem seus objetivos”, enfatiza Josefina, que também dá importância às ações ligadas à Responsabilidade Social Empresarial. “Usamos energia solar, aproveitamos água de chuva e fazemos coleta seletiva do lixo”, exemplifica.

Para a gerente do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo, o êxito do Tarik simboliza a importância que as pequenas empresas vêm tendo na reestruturação econômica do Sul da Bahia. A região, conhecida pela cultura do cacau, enfrentou uma crise a partir da disseminação da praga da vassoura-de-bruxa, que afetou toda a economia local. “Há alguns anos, a região Sul começou a reagir com o cultivo de cacau resistente à vassoura-de-bruxa e a busca da diversificação econômica. Nesse campo, o fortalecimento das micro e pequenas empresas ganhou relevo”, destaca Claudiana.

A história dos empresários itabunenses é um dos símbolos desse momento virtuoso para o Sul da Bahia, região que vive grande expectativa também com projetos como o do Porto Sul e da Ferrovia de Integração Oeste – Leste (Fiol), além da chegada recente da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). O otimismo é grande, tanto que Eduardo e Josefina já ampliaram seus investimentos, com a inauguração do hotel pousada Tarik Fontes Inn, e outro projeto em construção, o Tarik Fontes Business. Quando este terceiro hotel estiver em funcionamento, os empreendedores preveem gerar 200 empregos diretos.

Referência

Experiências de sucesso como a dos Fontes são o alvo do Prêmio MPE Brasil, que reconhece os pequenos negócios cuja atuação sirva de referência para a melhoria da competitividade empresarial. O prêmio, disputado por empreendimentos em oito categorias, está com inscrições abertas até o dia 1º de agosto, conforme o regulamento que pode ser consultado no site do MPE Brasil.

A iniciativa da premiação é do Sebrae, juntamente com o Movimento Brasil Competitivo (MBC), Gerdau e Fundação Nacional da Qualidade (FNQ). Além da inscrição por categorias, como agronegócio, comércio, indústria e serviços, os empreendedores de pequenos negócios podem também se candidatar ao Destaque de Boas Práticas de Responsabilidade Social e ao Destaque de Inovação.