Hipertensão mata 9,4 milhões de pessoas no mundo todos os ano

Hipertensão é um problema de saúde mundial
Arquivo/Google

Em pauta no Dia Nacional de Prevenção e Combate à Hipertensão, comemorado em 26 de abril, a hipertensão arterial ainda é responsável por 9,4 milhões de mortes por ano no mundo, segundo dados da Organização Mundial de Saúde de 2013. No Brasil, quase um quarto da população é hipertensa: 24,3% dos brasileiros possuem a doença, de acordo com levantamento do Ministério da Saúde (MS), divulgado em novembro do ano passado. Em pesquisa publicada pelo MS em 2012, Salvador aparece com 21,2% de hipertensos. 


"Na maioria dos casos, a hipertensão ou 'mal silencioso' possui fator hereditário, mas hábitos alimentares influenciam muito nos níveis de pressão arterial. Em geral, sempre recomendo aos nossos clientes ingerir produtos com pouco sódio, ricos em fibras, ômega-3, magnésio, potássio, pois eles conseguem controlar, até mesmo reduzir, o colesterol ruim, auxiliando o sangue a circular de forma adequada e saudável”, destaca Cláudia Facioli, nutricionista da marca Ponto Natural, que inaugura loja em Salvador, no dia 30 de abril. 


Sobre os alimentos indicados à dieta de hipertensos, Cláudia cita os funcionais, como ervas (chás), especiarias, frutas, hortaliças, alho, peixes de águas frias e castanhas. "Grãos e cereais, como linhaça, chia, quinua, farinhas funcionais (berinjela, laranja e amora), alimentos com bastante saída na nossa rede, também são muito eficazes no controle da hipertensão arterial", destaca. 


Diagnóstico

De olho na prevenção e diagnóstico precoce da doença, Cláudia Facioli não descarta, entretanto, a importância dos exames médicos associados ao acompanhamento nutricional no tratamento de hipertensos. "As avaliações de rotina, junto à alimentação balanceada e prática de exercícios físicos, são imprescindíveis à prevenção e monitoramento da hipertensão. Temos que aproveitar essa data para chamar a atenção da população para o problema, despertando, assim, a conscientização de todos para os riscos causados pela doença", finaliza.