Tudo pronto para eleição dos conselhos escolares em Itabuna

Escola Flávio Simões é uma das que escolherão o conselho
Ascom/Pedro Augusto

A Secretaria da Educação (SEC) de Itabuna já finalizou os preparativos para a eleição dos conselhos escolares da Rede Pública Municipal de Ensino, que acontece nesta quinta-feira, dia 24, em 111 unidades escolares. Serão eleitos dois representantes de cada segmento – pais, alunos, professores e funcionários – e o primeiro mais votado ficará como conselheiro titular e o segundo como suplente.

A eleição será das 8 às 16h30min nas escolas que funcionam no turno diurno e das 8 às 21 horas nas escolas que funcionam nos turnos diurno e noturno. A apuração dos votos e a divulgação dos eleitos serão feitas logo após o término da votação.  Para que tudo transcorrera em clima de tranquilidade, a Assessoria da SEC para os Conselhos Escolares montou uma estratégia de acompanhamento do pleito que contará com a participação de diretores e assessores da Secretaria da Educação.

A eleição por voto secreto acontecerá em 78 escolas urbanas e quatro escolas do campo. Em outras 27 unidades escolares do meio rural a eleição será feita por indicação em assembleia, já que elas não possuem quantidade de membros suficientes em cada segmento representativo. A posse dos novos conselheiros eleitos está programada para o próximo dia 30.

Para a secretária municipal da Educação, Dinalva Melo do Nascimento, o Conselho Escolar é de extrema relevância por concretizar uma intenção democrática na gestão escolar, visto que a sua composição abarca todos os segmentos essenciais ao funcionamento de uma escola. “Portanto, se o Conselho efetivamente tomar para si os papeis de fiscalizador, de consultor, de acompanhamento e de apoiador da gestão escolar, certamente, teremos processos mais transparentes e mais participativos na construção da escola de qualidade”, afirmou.

Para Dinalva Melo, o Colegiado é o mais importante órgão para a democratização da gestão escolar nos aspectos pedagógico, administrativo e financeiro. O colegiado é composto por nove membros, dos quais o gestor escolar é membro nato.