Inscrições para seleção de agentes de endemias começam dia 29 em Itabuna

Mais pessoas para combater o mosquito nos bairros da periferia
Ascom/Gabriel de Oliveira

A partir do dia 29, a Prefeitura de Itabuna começa a receber inscrições para a seleção temporária de 100 agentes de endemias que vão reforçar as ações de controle de focos e combate à dengue e complementar o quadro atual composto por 117 agentes no município. As inscrições devem ser realizadas no site oficial da Prefeitura onde um link específico será disponibilizado até o dia 5 de maio.

Entre as exigências para os candidatos está idade igual ou superior a 18 anos, na data de admissão, e ter concluído o Ensino Fundamental até o último dia da inscrição. Para efetivar a inscrição é preciso preencher a Ficha no site, imprimir o boleto bancário com taxa no valor de R$ 25 e fazer o pagamento em qualquer agência bancária até a data do vencimento.

A seleção será realizada em três etapas, sendo a primeira por meio de prova objetiva; a segunda, um Teste de Aptidão Física – TAF; e a terceira a participação com conclusão e aproveitamento do Curso Introdutório de Formação Inicial e Continuada de 40 horas. Todas as etapas são de caráter eliminatório. Cinco por cento das vagas são destinadas a portadores de necessidades especiais.

Após a publicação do resultado o candidato assinará contrato de seis meses em Regime Especial de Direito Administrativo– REDA, que pode ser prorrogado por igual período.

A remuneração fixa do cargo é R$ 1.050,00, com acréscimo de adicional de insalubridade de 20%. A jornada de trabalho será de oito horas diárias, de segunda a sexta-feira, podendo ser convocado aos finais de semana, respeitando sempre o limite de 40 horas semanais. O edital completo, sob nº 001/2014, com informações sobre o conteúdo programático e detalhes do processo seletivo está publicado no Diário Oficial do Município. O agente de endemias tem como atribuição a prevenção de doenças e a promoção da saúde com a realização de ações domiciliares e comunitárias, individuais e coletivas.

Mais agentesDe acordo com o coordenador de Combate a Endemias da Secretaria da Saúde, Renato Freitas, a quantidade de servidores que agora será contratada pela Prefeitura deve regularizar as visitas de campo, que passarão a acontecer a cada dois meses. Renato orienta a comunidade a ler atentamente o edital para eliminar toda e qualquer dúvida sobre o processo seletivo.

O coordenador explicou ainda que por recomendação do Ministério Público oito dos 14 agentes de endemias que estavam afastados já retornaram às atividades.  Dos seis restantes, um está de férias e outros cinco estão resolvendo questões administrativas ou com o INSS e na sequência retornarão ao trabalho.