Aleluia Ilhéus termina em alto estilo e se mostra como um modelo vitorioso

Evento se consolida e se apresenta como vitorioso
Secom/Clodoaldo Ribeiro

Milhares de pessoas compareceram à Avenida Soares Lopes nesta segunda-feira, dia 21, para prestigiar a última noite do Aleluia Ilhéus Festival 2014, o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia. Formado em boa parte por evangélicos e católicos, o público teve a oportunidade de cantar e se emocionar com as apresentações de André Valadão, no palco Saul Barbosa, e de Padre Cristo, no palco Reizinho. A programação desta última segunda-feira contou, ainda, com a participação do Ministério Marcados Por Cristo, da Igreja Batista Missionária, e do Ministério Apostólico de Louvor, da Igreja Assembléia de Deus Apostólica, além da Banda Lordão.

Bastante aguardado pela comunidade evangélica, o show de André Valadão, ex-vocalista do Ministério Diante do Trono, foi transformando em um verdadeiro culto de louvor a Deus. Acompanhado por milhares de vozes, André interpretou verdadeiros clássicos da música cristã, como “Porque Ele Vive” e “Solta o Cabo da Nau”. Na sequência, o público pôde conhecer algumas canções do CD “Fortaleza”, 11º trabalho do cantor, como “O dom” e “Sou de Jesus”, e relembrar velhos sucessos de sua carreira, como “Milagre” e “Pela Fé”. “Estou muito feliz por voltar a Ilhéus e poder participar de um evento tão interessante”, declarou André Valadão, que esteve na cidade pela primeira vez no início dos anos 2000 durante uma apresentação do Diante do Trono na Concha Acústica.

No palco Reizinho, a emoção também foi a tônica da apresentação de Padre Cristo, que interpretou alguns dos maiores clássicos da música católica. Entre eles, “Sonda-me”, “Tudo é do Pai”, “Sou Um Milagre”, “Força e Vitória” e “Faço Novas Todas as Coisas”. “No último domingo, celebramos a ressurreição de Jesus. Cada vez que isso acontece, também comemoramos o nascimento do Filho de Deus e, consequentemente, todas as coisas novas”, comentou Padre Cristo.

Ainda no palco Saul Barbosa, o presidente da Igreja Batista Lindinópolis (IBL), Pastor Pedro Chagas, fez uma bela reflexão sobre a morte e a ressurreição de Jesus Cristo. Após destacar que o termo ‘aleluia’ significa ‘louvar a Deus’, ele afirmou que o Aleluia Ilhéus Festival reúne cristãos de todas as matizes, incluindo católicos e evangélicos, protestantes e ortodoxos. “Para além das correntes cristãs, estamos aqui para abençoar o nosso povo e a nossa cidade proclamando, em alto e bom som, que Jesus é o Senhor”, completou. Na sequência, o Pastor Gilmar Bomfim, da Igreja Batista Missionária, orou pela vida do      prefeito Jabes Ribeiro e do secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky.

Opiniões – Para a esteticista Mariana Santana, que reside em Macaé, no Rio de Janeiro, o Aleluia Ilhéus foi uma grata surpresa. “Tenho amigos na cidade que elogiaram bastante a primeira edição. Mesmo assim, me surpreendi com a organização e com as diversas opções do evento”, declarou. Já o representante comercial Erany Rocha, que mora em Criciúma, Santa Catarina, disse que o Aleluia Ilhéus reúne todos os atributos para se consolidar no calendário festivo nacional. “Existem pouquíssimos eventos interessantes nesta época do ano. Por isso, ele tem tudo para se transformar num grande produto turístico”, avaliou.

Outro aspecto positivo da festa foi destacado pela dona de casa Rosana Feitosa, moradora do bairro do Malhado. “Ilhéus conseguiu promover um festival onde até as religiões conseguem coexistir harmonicamente”, comemorou, ressaltando a presença de crianças, adolescentes e idosos.

Aleluia - Aberto no último dia 16 e concluído nesta segunda-feira (21), o Aleluia Ilhéus Festival 2014 foi realizado na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal do município. A exemplo do ano passado, o evento foi marcado por shows, palestras, praça de alimentação e exposições de artes, produtos e negócios. Além doFestival Literarte, destinado à promoção de escritores, e do Salão das Artes, que possibilitou a exposição do trabalho de artistas plásticos, um dos pontos altos foi mais uma vez a Feira de Economia Criativa, que reuniu 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta.

Pelos palcos Saul Barbosa, Reizinho e do Pavilhão da Feira de Economia Criativa, desfilaram grandes nomes da música nacional, regional e local, como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis, Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Márcio Tadeu; Thiago Correa, André Valadão, Padre Cristo, Lordão, Via de Acesso, Chorinho Brasil, Nozinho, Zabumbahia, O Quadro, Quarteto de Cinco, Xuxu, Ricardo Maciel, Duo Bem Te Vi, Tinho Gomes e Márcia Alencar. Além disso, o circuito da segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival também foi enriquecido com inúmeras expressões artísticas, que incluíram palhaços, malabaristas, cordel, stand up, slackline, esquetes teatrais e dança de rua e salão.

O Aleluia Ilhéus Festival 2014 foi realizado pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau. Como patrocinadores, as secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae, Solar Ambiental, Shopping Jequitibá e Ambev/Skol. O evento, cuja terceira edição já está assegurada, contou, ainda, com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional -, EBDA, Bahiagás, TV Santa Cruz, Instituto Cabruca, Nossa Ilhéus, Ceplac e Polícia Militar.