Aleluia Ilhéus abre as portas dos pequenos negócios para o grande público

O casal Walna e Eduardo Alcântara
JBO/Maurício Maron

Talentosa com a arte de fazer doces finos, Walna Alcântara recebeu um desafio do marido, Eduardo. Ele selecionou as maiores e melhores amêndoas de cacau encontradas na barcaça da Fazenda Santana, no município de Ibirapitanga, no sul da Bahia, e entregou a esposa para que ele “criasse” uma receita especial para a sobremesa da família. “Fiz a provocação em tom de brincadeira. E saí. Quando voltei para casa, ela me mandou dar uma olhada na mesa. Experimentei e disse: É isso aqui que vai mudar nossa vida”, relembra Eduardo. O casal de aposentados resolveu retornar à ativa. Walna tornou-se microempreendedora individual (MEI) e, juntos, criaram a marca “Cacau Bless”, fabricante de geleias e chocolates. 

Os produtos, que foram apresentados pela primeira vez na Feira Pontal Criativo, no final do ano passado, se tornaram a sensação da Feira de Negócios, que reuniu 40 estandes da Economia Criativa local, ocupando 1,2 mil metros quadrados de área coberta do Aleluia Ilhéus Festival, o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia, realizado entre 17 e 21 de abril, na Avenida Soares Lopes, centro da cidade.

“A idéia é essa, dar visibilidade a quem está iniciando um pequeno negócio. Além disso, é dar a oportunidade de expor a produção regional, mostrando a criatividade e o talento dos seus protagonistas”, destaca a gerente regional do Sebrae Ilhéus, Claudiana Figueiredo sobre o festival, que atraiu centenas de visitantes aos empreendimentos locais.

Há sete meses com o seu “Kalila Café”, instalado no Centro Histórico de Ilhéus, a MEI Kalila Brito comemora o resultado da participação no festival. “A idéia era apenas consolidar a minha marca”, afirma a empresária, que conseguiu ir além da meta inicial, aumentando as vendas em 30%, em relação ao movimento diário, além de ter conquistado um público novo. Para ele, o evento mostra a força e a capacidade de incremento aos negócios, tanto através de vendas diretas quanto por meio da grande vitrine de divulgação dos pequenos negócios. 

O Aleluia Ilhéus Festival inovou até na hora de organizar a venda de bebidas no circuito da Avenida, com estrutura padronizada, fardamentos, caixas térmicas e toda a qualificação de atendimento ao consumidor, feito por 50 ambulantes, todos microempreendedores individuais formalizados. Um dos pré-requisitos para o grupo foi participar de uma Clínica Tecnológica sobre Higiene e Manipulação de Alimentos para ambulantes, promovida pelo Sebrae. 

“A proposta é de que o evento vá além do lucro, que sirva também como ferramenta de qualificação dos seus participantes e que a semente do bom atendimento seja plantada para outros eventos do gênero no município”, destaca o secretário de Turismo de Ilhéus, Alcides Kruschewsky.

Dinamismo na economia localA segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival gerou quase mil empregos diretos e movimentou aproximadamente R$ 4 milhões, segundo cálculos da Associação de Turismo de Ilhéus. Os cerca de 10 mil leitos em hotéis e pousadas da cidade foram ocupados por turistas que, além de aproveitarem o feriado prolongado, assistiram aos shows de artistas locais e nacionais, como Fábio Júnior, Zélia Duncan, Nando Reis e André Valadão. A média de público foi de 25 mil pessoas por noite. “Tudo isso dará suporte e giro econômico para todo o comércio Ilheense por meses”, elogia o proprietário de pousada, Leonardo Diniz.

Também no contexto do evento, a Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), através do Programa Vida Melhor Rural, anunciou que, nos próximos cinco anos, está previsto o governo estadual investir US$ 250 milhões para o desenvolvimento da agricultura familiar. Os recursos já foram captados junto ao Banco Mundial (Bird) e ao Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (Fida), e serão aplicados em ações e projetos voltados para a promoção da inclusão sócio-produtiva. “Além de também viabilizarmos recursos, somos responsáveis pela execução do dinheiro. No âmbito dessa parceria, aqui na região estamos atuando junto às agroindústrias Cooaper, Bahia Cacau, Coopragi e Coofasulba”, destaca a gerente do Sebrae.

A segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival foi uma realização da Atil, Prefeitura Municipal e Ilhéus Convention Bureau, com o patrocínio do Sebrae, das secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Solar Ambiental e Ambev/Skol. O evento contou ainda com o apoio da CAR, Bahiagás, TV Santa Cruz e Instituto Cabruca.