Agricultores e pescadores têm acesso a programas sócio produtivos no Aleluia

O casal Kelly Oliveira e Marcos Piropo conheceram nos estandes produtos que não encontraram ainda nas prateleiras dos supermercados
Secom/Gidelzo Silva

Através da Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia  e dos estandes da Bahia Pesca e da Comissão Executiva da Lavoura Cacaueira (Ceplac), agricultores e pescadores conhecem e são encaminhados para programas de inclusão sócioprodutiva e têm acesso a produtos que podem ser aplicados na lavoura para o combate a pragas, doenças e demais fatores prejudicais à plantação. Um exemplo é o Tricovab, o primeiro biofungicida para a lavoura cacaueira, que combate o fungo da vassoura-de-bruxa sem agredir a planta nem o meio ambiente, desenvolvido pela Ceplac.

Por esses aspectos, o secretário municipal de Agricultura e Pesca, Sebastião Vivas, considera que o Aleluia Ilhéus também se consolidou como um evento de integração dos produtores da zona rural, que encontram suporte de instituições como a Bahia Pesca e a própria pasta municipal para o desenvolvimento das atividades. “Aqui o pescador e o agricultor vão encontrar orientações sobre cadastros para atuação no Terminal Pesqueiro de Ilhéus e sobre linhas de crédito”, atesta Vivas. “Além disso, ele percebe que não está sozinho e que há organizações públicas de fomento às atividades”, completa o secretario.

Agricultura Familiar – Outro ambiente importante para o desenvolvimento das atividades rurais é a Rota da Integração da Agricultura Familiar da Bahia. O espaço, vinculado à Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), reúne expositores de oito cooperativas que comercializam e divulgam seus produtos. A nossa participação no Aleluia Ilhéus Festival foi muito importante, não apenas pelas vendas, mas principalmente pela divulgação do nosso produto, muita gente não conhecia o nosso achocolatado e a mistura para canjica”, destacam as integrantes da Coofasulba, Eugênia Pacheco e Ana Cassia.

E a recepção do público sobre as exposições dos produtos agrícolas tem sido muito positiva. O músico Marco Piropo e sua esposa Kelly Oliveira, por exemplo, aproveitaram o evento para conhecer e adquirir produtos que não são encontrados nas grandes redes de supermercados da cidade. Alimentos como este achocolatado, que tem o sabor mais forte do cacau, e aqueles doces de umbu são deliciosos”, destaca o músico.

Ainda, o farmacêutico Marilvado Onorato Santos ressaltou a harmonia do Aleluia Ilhéus e em especial o clima agradável proporcionado pelo ambiente da rota da Integração. Este é um bom ambiente porque estamos valorizando, dentro da festa, a agricultura e os produtos da nossa região. Gostei muito de ficar aqui, afirmou.