Aleluia Ilhéus consolida o município como destino turístico na Semana Santa

Evento lotou a cidade e tem sido uma opção de lazer para moradores e visitantes
Secom/Clodoaldo Ribeiro

A ocupação de cem por cento na rede hoteleira da cidade é um dos muitos resultados positivos do Aleluia Ilhéus Festival, que acontece na Avenida Soares Lopes desde o dia 17 e prossegue até segunda-feira, 21, com uma programação em torno das artes e negócios. O circuito dinâmico e criativo e seguro (monitorado por câmeras) permite a interação entre diversas expressões artísticas e empresariais, criando um ambiente agradável e atraente.

Para o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky, Ilhéus deu um valioso salto de qualidade com a realização deste evento, uma iniciativa da Prefeitura em parceira com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa e apoio do Governo do Estado, órgãos públicos e inciativa privada. "Estamos consolidando o festival este ano, que já se transformou na principal atração turística da Semana Santa na Bahia. Ainda não conseguimos realizar tudo que projetamos, como o espetáculo da Paixão de Cristo, mas o prefeito Jabes Ribeiro já garantiu acrescentar esta atração no próximo ano", ressalta o secretário.

Cultura e religião - A identidade do Aleluia Ilhéus com o período religioso da Semana Santa é outra característica que fortalece o evento e ajuda a atrair um expressivo número de visitantes. "Por isso, a atração musical na Sexta-Feira da Paixão foi a Filarmônica Capitania dos Ilhéus e na segunda-feira será o padre Cristo, o pastor André Valadão e um show gospel", justifica o secretário, prevendo que a encenação teatral dos últimos dias de Jesus Cristo em 2015 será definitiva para alicerçar o festival como evento turístico, cultural e religioso.

O presidente da Atil, Marco Lessa, diz que o Aleluia Ilhéus contribui para fortalecer o trade turístico de Ilhéus, funcionando como uma ponte de negócios entre os fornecedores de produtos dos setores de arte, comidas e bebidas e os empresários da área hoteleira. "A organização do evento antecipada permite ao trade trabalhar a venda do destino durante o ano, oferecendo aos brasileiros mais uma alternativa de lazer associado à cultura e religiosidade", enfatiza.

Opinião compartilhada pelo diretor de Serviços Turísticos da Bahiatursa, Weslen Moreira. "Além das atrações naturais, históricas e culturais, Ilhéus ganha agora este produto turístico", pontua, lembrando que o município foi escolhido para sediar a primeira edição do projeto “Viaje por um mundo chamado Bahia”, em 2013, com o objetivo de incrementar o crescimento e o desenvolvimento do mercado turístico regional.