Atenção deve ser redobrada durante higiene bucal das crianças, diz especialista

Tratameno aos menores é especial, revela especialisa
Arquivo/Google

Independente da idade, ter cuidados com a saúde bucal é de grande importância, seja para manter a funcionalidade ou a estética. Hoje em dia, a maioria das pessoas que possuem receio de enfrentar a cadeira do dentista foi por experiências ruins na infância, daí a importância da Odontopediatria, segmento da odontologia responsável por cuidar da saúde bucal dos pequenos. O tratamento aos menores é especial, com um ambiente agradável e confiável, para que a criança se sinta confortável. A atenção com a higiene bucal da criança deve ir sendo redobrada conforme ela cresce, já que seus hábitos alimentares vão mudando com o passar do tempo.

Alguns cuidados são importantes na hora de executar a higienização. Um deles é dar o exemplo aos pequenos, executando a própria higiene bucal como um hábito. De acordo com especialistas, em idades menores pode-se usar gaze com soro fisiológico. Segundo Nilton Santos, odontopediatra e coordenador do curso de especialização em Odontopediatria do Centro de Odontologia Avançada (COA), em Ilhéus, “a partir do irrompimento do primeiro dente, pode-se usar dedeira e até mesmo escovas dentais unitufos e, dependendo, até mesmo creme dental. Atualmente a orientação é o creme dental seja com flúor, sob orientação adequada de um odontopediatra”, explica.

Chegou a vez da Especialização - Os profissionais dessa área se responsabilizam pela higiene bucal não só das crianças que já possuem dentinhos, mas também a higienização dos bebês e até mesmo gestantes. A especialização irá servir para contribuir para a formação de profissionais que sejam capazes de diagnosticar, prevenir e tratar eventuais problemas relacionados à saúde bucal das crianças, indo do nascimento até a adolescência. “Lidar com seres em formação é uma tarefa gratificante, mas que gera muita responsabilidade, pois, de certa forma, contribuímos, para a formação do cidadão. Portanto, nossa responsabilidade vai além do corpo, da boca, mas vem com muitos momentos lúdicos, muito amor e carinho que recebemos”, revela Nilton.

No Centro de Odontologia Avançada (COA), há a oferta do curso de Especialização em Odontopediatria, que teve início em março desse ano, com uma duração de 20 meses, de quinta a domingo. Algumas das disciplinas no conteúdo programático são: Odontologia para Gestantes, Odontologia para Bebês, Exame, Diagnóstico e Plano de Tratamento, entre muitas outras. Para maiores informações, os interessados podem acessar o site: www.abo-ilheuscoa.com.br ou entrar em contato através dos números (73) 3221-7664/ (73) 8801-0795.

Para Nilton, no mercado de trabalho regional há uma carência muito grande dos profissionais dessa área, trazendo a impressão de haver um interesse reduzido. “Entretanto, os que a ela se dedicam demonstram competência, estabilidade emocional e vontade de ver o melhor para essas pessoas, com tamanho reduzido em estatura, mas com uma força e grandiosidade interiores capazes de mudar o mundo”, finaliza Nilton.