Aleluia Ilhéus Festival fortalece cultura e dinamiza a economia local

Evento aperfeiçoado e enriquecido se consolidará como uma marca do empreendedorismo regional
Secom/Gidelzo Silva

“O nosso desejo é que a população adote este evento, que além de possibilitar diversas formas de lazer, também fortalece a cultura, contribui para enriquecer a nossa história e potencializa a nossa economia”. A declaração foi feita na noite desta quarta-feira, dia 16, pelo prefeito Jabes Ribeiro, durante solenidade que abriu oficialmente a segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival, considerado o maior evento de artes integradas e negócios da Semana Santa na Bahia. Realizado no Centro de Convenções, na Avenida Soares Lopes, o ato público foi prestigiado por diversas outras autoridades e também marcou a abertura do II Seminário Florestas de Chocolate, que prossegue até esta 5ª feira, 17.

Para Jabes Ribeiro, é fundamental que o Aleluia Ilhéus Festival seja aperfeiçoado e enriquecido com o passar dos anos. “Além de buscarmos a consolidação do evento, fixando a marca no calendário nacional, também precisamos torná-lo cada vez mais rico. Uma das propostas é realizar nas próximas edições a encenação da Paixão de Cristo nas ruas da cidade para fortalecer ainda mais a ligação do evento com a Semana Santa”, disse. Na oportunidade, o chefe do Executivo ilheense declarou que, apesar da greve da Polícia Militar, todas as providências estão sendo tomadas para garantir a segurança dos visitantes, como a presença de tropas do Exército nas ruas, a contratação de segurança privada e o apoio da Guarda Municipal e dos agentes de trânsito.

Por sua vez, o secretário de Turismo, Alcides Kruschewsky, lembrou que o fortalecimento da atividade turística representa uma das saídas mais rápidas para qualquer município que se encontre em dificuldade. “Nesse sentido, eu não tenho dúvida de que o Aleluia Ilhéus possui todos os componentes necessários para deflagrar uma série de situações capazes de incrementar a nossa economia, sempre com geração de emprego e renda”, opinou o secretário, acrescentando que, no momento, a rede hoteleira do município encontra-se com 100% de seus leitos ocupados.  

Do mesmo modo, o presidente do Instituto Cabruca, Durval Libânio Mello, afirmou que Ilhéus e o Sul da Bahia vivem um momento de transição. “Por isso, precisamos identificar e valorizar as nossas principais potencialidades sócio-econômicas na tentativa de oportunizarmos mais emprego e renda para a nossa população”. Já o presidente da Bahiatursa, Fernando Ferrero, destacou que eventos importantes como o Aleluia Ilhéus colocam o município no calendário estadual e nacional. “É um produto com potencial para se tornar uma grande marca com vistas a beneficiar a cidade como um todo”, avaliou.

Palestra - Ao proferir a primeira palestra do II Seminário Florestas de Chocolate, intitulada “Turismo e Sustentabilidade”, a consultora Alessandra Schneider apresentou alguns dados históricos sobre o tema, que incluíram o início do processo de industrialização e urbanização no Brasil, as viagens espaciais (que reforçaram o conceito de finitude do planeta) e os diversos eventos que, ao longo das últimas décadas, discutiram o assunto, entre eles o Rio-92, o Rio+10 e o Rio+20.

Após conceituar a sustentabilidade como o instrumento que visa amenizar os impactos ambientais das diversas ações humanas com vistas à promoção do avanço socioeconômico, Alessandra Schneider declarou que nem sempre desenvolvimento representa a melhoria da qualidade de vida das pessoas, “conquista que só é alcançada quando está presente a utilização inteligente dos recursos disponíveis”, garantiu a consultora, salientando que apesar de ser a 7ª economia do mundo, o Brasil ainda ostenta o 85º IDH (Índice de Desenvolvimento Humano).

A solenidade de abertura da segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival também contou com a presença do vice-prefeito e secretário de Indústria e Comércio de Ilhéus, Carlos Machado (Cacá), diretor geral da Ceplac, Helinton Rocha, presidente da Bahiapesca, Cássio Peixoto, coordenadora regional do Sebrae, Claudiana Figueiredo, pró-reitor de Extensão da Universidade Estadual Santa Cruz (UESC), Alessandro Fernandes, presidente da Costa do Cacau Convention Bureau, Luigi Massa, presidente do Instituto Nossa Ilhéus, Socorro Mendonça, e vice-prefeito de Itabuna, Wenceslau Júnior, além de secretários municipais, lideranças comunitárias, estudantes e profissionais de imprensa.

Aleluia Ilhéus - O Aleluia Ilhéus Festival 2014, que se estenderá até segunda-feira (21), prossegue nesta quinta-feira, dia 17, na Avenida Soares Lopes, principal cartão postal do município. Mais uma vez, o evento é marcado por shows, palestras, praça de alimentação e exposições de artes, produtos e negócios. Além do Festival Literarte, que será destinado à promoção de escritores regionais, e do Palácio das Artes, que possibilitará a exposição do trabalho de artistas plásticos, um dos pontos altos do evento será a Feira de Economia Criativa, que reúne 40 estandes em um espaço de 1.200 metros quadrados de área coberta.

Outro destaque do Aleluia Ilhéus é a programação de shows. Para o palco Saul Barbosa, montado ao lado da Catedral de São Sebastião, oito atrações estão confirmadas: na quinta-feira (17), a partir das 23 horas, o cantor Fábio Júnior; sexta-feira (18), a partir das 21, Filarmônica Capitania dos Ilhéus e Márcio Tadeu; sábado (19), a partir das 22 horas, Zélia Duncan e Thiago Correa; domingo (20), a partir da meia-noite, Nando Reis; e segunda-feira (21), a partir das 21 horas, show gospel com cantores locais e André Valadão.

Já no palco Reizinho, montado em frente ao Edifício São Jorge dos Ilhéus, a população vai conferir os shows do grupo Via de Acesso (dia 17, 21 horas); Chorinho Brasil (dia 18, 19 horas); Nozinho e Zabumbahia (dia 19, 20 horas); Quarteto de Cinco e O Quadro (dia 20, 21 horas); e, finalmente, Padre Cristo e a banda Lordão (dia 21, 20 horas).

A boa música também estará presente na Feira de Economia Criativa, sempre a partir das 17 horas, com Xuxu, nesta quinta-feira (17); Ricardo Maciel, dia 18; Duo Bem Te Vi, 19; Tinho Gomes, 20; e Márcia Alencar, dia 21. Além disso, o circuito do Aleluia Ilhéus Festival também será enriquecido com inúmeras expressões artísticas, que incluirão palhaços, malabaristas, cordel, stand up, slackline, esquetes teatrais e dança de rua e salão.

Patrocínios – A segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival é realizada pela Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau. Como patrocinadores, secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Biofábrica de Cacau, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae, Solar Ambiental e Ambev/Skol. O evento conta, ainda, com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, EBDA, Bahiagás, TV Santa Cruz, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus, Ceplac e Polícia Militar.