Assistência Social capacita servidores e recebe estudantes para estágio

Aptos para o trabalho, garante prefeitura
Ascom/Walmir Rosário

Todos os aprovados do Processo Seletivo realizado pela Prefeitura de Canavieiras para a Secretaria da Assistência Social já foram contratados e receberam capacitação para exercerem as suas atividades. Segundo a secretária da Assistência Social, Vanessa Moreira Magalhães Leite, a realização do treinamento é uma atividade rotineira, necessária para que haja uma interação entre todos os servidores.

Na opinião da secretária da Assistência Social, outra finalidade do curso de capacitação é fazer que com os novos servidores tenham conhecimento sobre as atividades desenvolvidas e os diversos programas gerenciados. Explica a secretária, que as atividades exercidas pela secretaria são bastante diversificadas e complexas, por envolver situações diferentes entre os assistidos.

Além das informações sobre a ampla legislação que rege o Sistema Único de Assistência Social (Suas), os novos servidores participaram de palestras sobre as atividades rotineiras e oficinas com situação práticas. “Apesar de trabalharmos com profissionais especializados, sempre é salutar abordarmos a ética profissional e o dia a dia da prática das atividades”, frisa Vanessa Leite.

O Sistema Único de Assistência Social (Suas) é um sistema público que organiza, de forma descentralizada, os serviços socioassistenciais no Brasil. Com um modelo de gestão participativa, ele articula os esforços e recursos dos três níveis de governo para a execução e o financiamento da Política Nacional de Assistência Social (PNAS), envolvendo diretamente as estruturas e marcos regulatórios nacionais, estaduais, municipais e do Distrito Federal.

Estágio – A Secretaria Municipal da Assistência Social também está recebendo acadêmicos do Curso Superior de Serviços Sociais para a realização do Estágio Supervisionado – obrigatório – de conclusão de curso. Alunos da Universidade de Uberaba (Uniube) os estagiários participam de atividades teóricas e práticas, com o objetivo de complementar a formação escolar.

O estágio proporciona ao estudante a oportunidade de vivenciar a realidade de um ambiente organizacional, de tal forma que possa concluir o seu curso com uma formação mais completa, aumentando, assim, a chance de se colocar no mercado de trabalho. O estágio é a melhor maneira de entrar no mercado de trabalho e é através dele que muitos profissionais iniciam suas carreiras.