Estrutura do Aleluia Ilhéus Festival inclui palcos, estandes e área coberta

Estrutura começou a ser montada na sexta
Secom/Gidelzo Silva

Uma grande estrutura está sendo montada na Avenida Soares Lopes para a segunda edição do Aleluia Ilhéus Festival, que vai ocorrer entre os próximos dias 16 e 21. Promovido pela Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Turismo (Setur), em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau, o evento será aberto na quarta-feira, 16, com o II Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, sob a organização do Sebrae e do Instituto Cabruca. Entre o feriado da Semana Santa e de Tiradentes, ilheenses e turistas terão acesso a shows, palestras, praça de alimentação e exposições de artes, produtos e negócios.

A estrutura do evento inclui dois palcos voltados para a apresentação de artistas locais e nacionais: um de 16X12 metros, ao lado da Catedral de São Sebastião – Palco Saul Barbosa – e outro de 14X10 metros, em frente ao Edifício São Jorge dos Ilhéus – Palco Reizinho. O circuito do Aleluia Ilhéus Festival também contará com 40 barracas de bebidas e comidas típicas (2X2m), 10 bares e restaurantes (6X6m), 60 sanitários químicos e 40 estandes para a exposição de artes e negócios (6X3m). Chamado de Pavilhão de Economia Criativa, este último espaço possui 1.200 metros quadrados de área coberta.

Ainda, a população vai contar com postos da Secretaria de Saúde (Sesau) e da Polícia Militar, que terá o apoio da Guarda Municipal. O esquema de segurança será reforçado com um serviço de uma empresa privada e de Vigilância Eletrônica (com câmaras espalhadas por todo o circuito). Também haverá a utilização de detectores de metais nas entradas do evento. O espaço ganhará uma iluminação cênica, com a instalação de refletores nas árvores.

Temas importantes como agricultura familiar, economia solidária e gerenciamento sustentável do meio ambiente estarão presentes no Aleluia Ilhéus por meio de estande montado pela Companhia de Ações Regionais (Car). Além do Festival Literarte, que será destinado à promoção de escritores regionais, com realização da Livraria Papirus e Academia de Letras de Ilhéus, o evento será enriquecido, ainda, por um espaço climatizado de 200 metros quadrados denominado Palácio das Artes, que possibilitará a exposição do trabalho de artistas plásticos de Ilhéus e da região.

Atrações musicais – Outro destaque do Aleluia Ilhéus Festival é a grade de atrações musicais. Para a quinta-feira, dia 17, a programação reservou shows com o cantor Fábio Júnior, no palco Saul Barbosa, e Banda Via de Acesso, no palco Reizinho. De acordo com a Secretaria de Turismo, também estão confirmadas as apresentações da Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Márcio Tadeu e Chorinho Brasil, na sexta (18); Zélia Duncan e Tiago Correa, além da atração regional Tim Maia Cover, no sábado (19); Nando Reis, ex-vocalista da Banda Titãs, Quarteto de Cinco e Banda O Quadro, no domingo (20), e André Valadão, ex-vocalista da Banda Diante do Trono, e Padre Cristo, na segunda-feira, dia 21 de abril, feriado de Tiradentes.

Ainda, cerca de 50 atrações locais estão programadas para se apresentar durante o evento. Entre elas, os artistas Xuxu, Tinho Gomes, Duo Bem Te Vi  e Márcia Alencar. Na Tenda do Teatro Popular haverá, durante todo o período da festa, uma programação especial gratuita. Nos estandes, o público poderá conferir os palhaços do Maktub, Circo da Lua, Teatro Total, o Coelho da Páscoa, contação de histórias com o ator José Delmo, apresentação do cover de Silvio Santos, performances da atriz Janete Lainha, Grupo de dança Ky Dance e dança de salão com Bianca Lavigne e Stand Up com Ruy Penalva, da CIA Casa Aberta de Teatro. Além disso, todos os dias do evento contarão com performances e esquetes teatrais.