Aleluia Festival em Ilhéus reúne shows, chocolates, arte e negócios

O talento regional presente no Aleluia Festival
Arquivo/JBO/Maurício Maron

Uma reunião de elementos, culturais, gastronômicos, empresariais e religiosos forma o Aleluia Ilhéus Festival, promovido pela Prefeitura Municipal, em parceria com a Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e o Convention Bureau Costa do Cacau. O evento ocorre entre os dias 16 a 21 de abril, durante o feriado da Semana Santa, na Avenida Soares Lopes. A estrutura inclui dois palcos, para apresentação de artistas nacionais e locais: um ao lado da Catedral – Palco Saul Barbosa – e outro em frente ao Edifício São Jorge dos Ilhéus – Palco Reizinho. Ainda, haverá 40 estandes para exposições de artes e negócios, camarotes, praça de alimentação e espaços alternativos para manifestações culturais locais.

A abertura, no dia 16, será marcada pelo II Seminário Florestas de Chocolate, que acontecerá no Centro de Convenções Luiz Eduardo Magalhães, organizado pelo Instituto Cabruca e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). A partir de então, ilheenses e turistas poderão degustar e levar para casa vários tipos de chocolate, produzidos com a qualidade artesanal e tecnologias industriais. Chocolate com pimenta, meio amargo, com grande concentração de cacau, brigadeiro com nibes – pedaços da amêndoa do cacau triturados – trufas de sabores pra lá de exóticos, como cupuaçu e açaí, chocolate ao leite simplesmente e até a amêndoa do cacau caramelizada ou torradinha com sal, para tira-gosto, estarão à mostra no Aleluia Ilhéus Festival.

Ainda há o licor de chocolate, para aquecer os momentos de frio, e o chocolate gelado, para abrandar o calor da terra. Toda essa variedade é produzida por agricultores e empresários dos municípios sul baianos, como Ilhéus, Coaraci, Rio de Engenho, Ibicaraí e Itacaré, e estará à mostra em estandes específicos para os derivados do cacau. Além da iguaria, o município também oferece vários preparos de peixes e mariscos, completando a tradição alimentar do período da Semana Santa.

Atrações – Além de seminários e guloseimas, o Aleluia Ilhéus Festival apresenta uma grade de atrações que inclui artistas locais e nacionais. No dia 17, o primeiro grande show será com o cantor Fábio Júnior, no palco Saul Barbosa, e no palco Reizinho a banda Via de Acesso. Conforme informação da Secretaria de Turismo, estão confirmadas as apresentações da Filarmônica Capitania dos Ilhéos, Márcio Tadeu e Chorinho Brasil na sexta (18); sábado (19),  é a vez das Zélia Duncan e Tiago Correa, além das atração regional Tim Maia Cover.  Já no dia 20, os artistas confirmados são Nando Reis, a banda O Quadro e o Quarteto de Cinco e, na segunda-feira, 21 de abril, feriado de Tiradentes, se apresentarão no festival, os cantores André Valadão, ex-vocalista da banda Diante do Trono, e Padre Cristo.  

Ainda, cerca de 50 atrações locais estão programadas para se apresentar no evento, entre elas os artistas Xuxu, Tinho Gomes, Duo Bem Te Vi  e Márcia Alencar. Na Tenda do Teatro Popular haverá, durante todos os dias, uma programação especial gratuita. Nos estandes montados no circuito, o público poderá conferir apresentações como os palhaços do Maktub, Circo da Lua (de Serra Grande), Teatro Total, personagens tradicionais como o Coelho da Páscoa, contação de histórias com o ator José Delmo, apresentação do cover de Silvio Santos, performance  da atriz Janete Lainha, Grupo de dança Ky Dance e dança de salão com Bianca Lavigne, stand up com Ruy Penalva, da CIA Casa Aberta de Teatro. Todos os dias no circuito haverá esquetes teatrais e performances.

O Aleluia Ilhéus Festival tem patrocínio das secretarias estaduais de Turismo e Agricultura, Bahiatursa, Bahiapesca, Supermercados Meira, Cidadelle, Sebrae e Ambev/Skol. O evento conta com o apoio da CAR – Companhia de Ação Regional, EBDA, Bahiagás, TV Santa Cruz, Instituto Cabruca, Instituto Nossa Ilhéus, Ceplac e Políicia Militar.

Economia e literatura - Estão confirmadas a Feira da Economia Criativa e o Festival Literarte, cujo espaço será destinado à promoção dos escritores regionais, com realização da Academia de Letras de Ilhéus e Livraria Papirus. O Aleluia Ilhéus Festival se consolidou como maior evento de artes e negócios da Semana Santa na Bahia, obtendo  grande repercussão. No ano passado, atraiu cerca de 30 mil visitantes, diariamente na Avenida Soares Lopes.