Formalização e qualificação empresarial marcam Semana do Empreendedor em Ilhéus

Representantes da Cia Júnior (UESC), Sebrae e Balcão do Empreendedor comemoram resultados
JBO/Maurício Maron

Durante dois anos, Beatriz Alves dos Santos, 30, trabalhou na informalidade comercializando confecções, de porta em porta, pelas ruas de Ilhéus, onde reside, e do município de Ubaitaba, onde tem amigos. “Tinha um emprego de carteira assinada e isso impedia que eu me formalizasse. A lei não permite”, lembrou. Por conta disso, a atividade de vendedora servia apenas como complementação da renda familiar. Mas, agora, após sair do emprego, ela resolveu transformar o comércio em seu principal negócio. Beatriz aproveitou a Semana do Microempreendedor Individual, ocorrida de 31 de março a 5 de abril em todo o país, para regularizar a situação. Procurou o Balcão do Empreendedor de Ilhéus, que no período funcionou no Teatro Municipal e, em apenas 20 minutos, já estava de posse do seu CNPJ.

Ela ainda não sabe quando vai ter um ponto fixo para a venda de seus produtos. Por enquanto, vai continuar visitando os seus clientes de porta em porta. “A loja fica para o futuro. O que a formalização vai permitir de imediato é que eu possa abrir uma conta bancária e passe a ter uma máquina para vendas parceladas através de cartão de crédito”, contou. Na informalidade, Beatriz teve dificuldades para vender à prazo, já que usava Notas Promissórias e o índice de inadimplência chegava a 30 por cento. Com a máquina de cartões, ela acredita que vai acabar com o prejuízo.

De acordo com o técnico da Unidade Regional do Sebrae Ilhéus, Michelangelo Lima, o foco do evento é a capacitação. “Temos ainda muita gente que não consegue deslanchar por falta de conhecimento sobre o próprio negócio que escolheu”, afirmou. Por isso, além da estrutura montada no Teatro Municipal, 114 microempreendedores individuais (MEI) participaram durante a semana das oficinas SEI, oferecidas gratuitamente no auditório do Ponto de Atendimento do Sebrae Ilhéus.

Resultados positivos - Assim como Beatriz, outros 36 microempreendedores individuais se formalizaram em Ilhéus durante a semana. A estrutura montada pelo Balcão do Empreendedor do município, com a prestação de diversos serviços em um só lugar, foi concorrida. Segundo o agente de Desenvolvimento de Ilhéus, Roberto Garcia, além das novas formalizações, os MEI acionaram serviços para emissão de DAS (162 empreendedores), Declaração de Imposto de Renda (31), Informações Gerais a respeito do empreendedorismo (33), Declaração de Certificados (1), Emissão de CNPJ (3) e Alvará de Funcionamento (3).

No local, foi também realizado o cadastramento de 51 ambulantes que irão atuar no “Aleluia Ilhéus Festival”, que acontece de 16 a 21 de abril, durante a Semana Santa, e vai expor o trabalho de empreendedores locais da economia criativa, além de shows e artes, na Avenida Soares Lopes, no Centro. O evento tem o apoio do Sebrae.

Ainda durante a Semana do MEI, o CrediBahia abriu 22 novos processos para liberação de recursos a juros de 0,41 por cento ao ano, e a Cia. Júnior, instituição formada por estudantes da Universidade Estadual de Santa Cruz (Uesc) nas áreas de Administração, Economia e Ciências Contábeis, disponibilizou, gratuitamente para o evento, consultorias empresariais.

Uma parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Ilhéus também ofertou aos interessados atendimentos de assessoria contábil, dirimindo dúvidas sobre pagamento de impostos, declaração para agências bancárias e abertura de contas correntes.

Cursos em abril e maio - O Sebrae na região disponibiliza em abril e maio cursos de capacitação gratuitos às quartas (em Itabuna) e às quintas-feiras (em Ilhéus), também das 14h às 17h. “Juntos, os dois maiores polos econômicos do Sul da Bahia possuem 8.875 microempreendedores que precisam continuar a ser assistidos e valorizados”, explicou Michelangelo. Inscrições ou mais informações podem ser obtidas pelo telefone (73) 3634-4068.