Itabunense leva quarto prêmio Itaramaty de Literatura Brasileira

Cristina Bezerra Rodrigues
Arquivo pessoal

O Ministério das Relações Exteriores do Brasil, por intermédio do Departamento Cultural, promoveu um concurso com o objetivo de divulgar a literatura brasileira no mundo. Poderiam participar brasileiros e estrangeiros residentes no exterior que exercessem atividades relacionadas ao estudo da língua portuguesa e da cultura brasileira. Os cinco melhores ensaios fazem jus ao Prêmio Itamaraty de Literatura Brasileira.

Os premiados receberão como prêmio, um incentivo financeiro e a publicação de um livro de distribuição gratuita e voltado à difusão da cultura brasileira. Cristina Bezerra Rodrigues, natural de Itabuna-Bahia, residente na Espanha, foi agraciada com o quarto lugar. Cristina é formada em Letras com Habilitação em português e espanhol, diploma convalidado na Espanha como Filologia Portuguesa, é tradutora especializada e atualmente exerce a função de professora de português e de tradutora de espanhol/português em diversas empresas espanholas. Vive na Espanha desde 2007, casada com espanhol, e recebeu a cidadania espanhola em 2013.

Seu interesse pela ficção da escritora Lygia Fagundes Telles vem desde a adolescência, quando descobriu os livros As Meninas e Ciranda de Pedra. Desde então, vê a obra da Lygia não apenas como instrumento de defesa, de valores sociais ou de luta para transformar a sociedade, "mas uma ficção de transcendência, que nos convida a transformar o mundo".

A trajetória profissional de Cristina no Brasil começou no mundo artístico. Trabalhou no Circo Spacial como bailarina e assistente de mágico, e fez os principais cursos de teatro da Bahia, como o Curso Livre de Teatro da Universidade Federal da Bahia (UFBA). No ano de 1995 conheceu nesse mesmo curso, o ator, cantor, compositor Zéu Britto. Zéu foi seu companheiro de arte por alguns anos. Cristina deixou o mundo das artes e iniciou sua trajetória como educadora no ano de 1999 quando iniciou seus estudos na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus-Bahia.