Fundação Hansen Bahia apoia III Bienal de Arte da Bahia com inserções em Ilhéus

Ilhéus representa a cultura regional
JBO/Mauricio Maron

A Fundação Fundação Hansen Bahia, criada em 1975 com o intuito de preservar o trabalho do artista alemão Hansen Bahia, será uma das parceiras da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia para a realização da III Bienal de Arte da Bahia, entre 29 de maio e 7 de setembro de 2014. O acordo foi discutido neste sábado, dia 8, em uma reunião que contou com a presença do secretário estadual de cultura, Albino Rubim, do coordenador executivo da Fundação Hansen BahiaElias Souza, do diretor do Museu de Arte Moderna (MAM-Bahia), Marcelo Rezende, e do diretor do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Frederico Mendonça, entre outros.

“A Fundação Hansen é uma instituição muito próxima do estado da Bahia e que valoriza o patrimônio de um artista reconhecido e estudado internacionalmente. Com essa parceria, buscamos atrair apoiadores da comunidade européia e da Ásia, e assim estabelecer mais projetos colaborativos”, afirmou Marcelo Rezende, diretor do MAM-Bahia, que coordena a Bienal. Com atividades em Salvador e em outras nove cidades baianas - Feira de Santana, Juazeiro, Canudos, Lençóis, Vitória da Conquista, Cachoeira, Santo Amaro, Ilhéus e Alagoinhas - a III Bienal será realizada após um intervalo de 40 anos. As duas primeiras edições aconteceram em 1966 e 1968.

O encontro na Fundação localizada no município de São Félix discutiu, ainda, as comemorações pelo centenário de nascimento do artista plástico Hansen Bahia. A celebração será aberta no período de 26 a 28 de maio, com o seminário “A arte da gravura no Brasil”no auditório da Universidade do Recôncavo Baiano (UFRB), em Cachoeira, além de exposições em Cachoeira e São Félix. Além disso, segundo Elias Souza, coordenador executivo da Fundação Hansen Bahia, será lançado o selo comemorativo do centenário artista, bem como o novo site da instituição.

 

“Esse pacote lança as comemorações, que começam em maio deste ano e se estenderão até maio de 2015”, explicou. De acordo com ele, estão em fase de discussão o lançamento de um livro e um vídeo-documentário sobre a vida e a obra de Hansen e a realização de exposições itinerantes.

 

A reunião contou também com a presença de Jomar Lima, museólogo e gerente técnico da Fundação Hansen Bahia; Nehle Franke, diretora da Fundação Cultural do Estado da Bahia; Alexandra Muñoz, conselheira; Ayrson Heráclito, professor da UFRB; José Luís Bernardo, secretário de Cultura de Cachoeira que representou o prefeito Carlos Pereira; Fábio Costa Pinto, conselheiro, jornalista e membro da família Costa Pinto; do representante do reitor da UFRB, Paulo Gabriel Soledade Nacif e do representante do diretor do Instituto Cultural Brasil Alemanha, Ulrich Gmunder.