Fotos do Reúne Ilhéus mostram que luta nas ruas começou no governo passado

Protestos na prefeitura em 2012
Facebook

Integrantes do Movimento Reúne Ilhéus utilizaram as redes sociais para postar fotografias e documentos que comprovam que a luta pela redução de passagens foi iniciada na gestão passada, inclusive com proposta de ações junto ao Ministério Público Estadual. De acordo com integrantes do movimento, o objetivo da postagem foi "descartar todas as hipóteses" levantadas pelo atual governo de que a luta dos estudantes é partidarizada e tem o claro objetivo de atingir o prefeito Jabes Ribeiro. "Isso não existe", assegura um dos líderes. "Não é de agora e não é contra um grupo. A luta é em favor do sistema público de qualidade, transparente, com preço justo", escreveram.

O movimento lembra que, alicerçado na hipótese de os grupos empresariais serem os mesmos que patrocinam campanhas eleitorais para prefeitos e vereadores da cidade, eles ingressaram com uma ação no MP. O documento continha à época, inclusive, um abaixo-assinado com a assinatura de milhares de ilheenses, entregue ao promotor Paulo Eduardo Sampaio Figueiredo. O pedido foi em favor de uma ação civil pública e uma investigação dos contratos de concessão, motivo do movimento atual.

"Não nos interessa se você é do PT, PSB, PSTU, Ubanda, Evangélico, negro, feio, pobre, professor, policial, noveleiro, skatista ou hippie. Ao adentrar em um movimento como o Reúne Ilhéus você será tratado como cidadão como qualquer outro com direitos iguais de pensar, votar e falar", escreveram os líderes nas redes sociais.