Quase ´sessentão´ viaduto apresenta rachaduras e deslocamento de balaustrada

Deslocamento é vísival a olho nu
JBO

Exclusivo. Principal ligação, pela parte alta da cidade, dos bairros Teresópolis e Conquista com o centro da cidade, o Viaduto Catalão está abandonado. E suas condições físicas já preocupam moradores da área.

Inaugurado em março de 1955, a obra - uma das mais significativas à época - nunca foi restaurada nestes 58 anos de funcionamento. O máximo que recebeu, neste período, foi uma camada de asfalto.

Moradores revelam que parte da balaustrada do viaduto está cedendo. A preocupação é tanta que, desesperados, estão utilizando entulhos para "segurar" a obra. Rachaduras são cada vez mais visíveis. Há, segundo os moradores, deslocamento de mais de 5 centímetros entre uma pilastra e outra.

No local ônibus e carros circulam diariamente. Pelo viaduto é a distância mais curta para se chegar aos dois maiores hospitais e a única maternidade da cidade. Na região funcionam duas grandes escolas particulares do município e, próximo, está localizado o maior cemitério de Ilhéus, o de Nossa Senhora das Vitórias.

"A cidade está pensando em nova ponte e isso é importante. Mas é fundamental lembrar que o viaduto está entregue às moscas e pode gerar um grande acidente", revela um morador, que prefere não ser identificado.

Abaixo, algumas fotos que reforçam a preocupação dos moradores da área.