Instalada fábrica de vassouras com garrafas PET em Itagibá

Minifábrica é o embrião de um projeto de coleta seletiva na cidade
Ascom

 

Uma parceria entre a Prefeitura de Itagibá, no Médio Rio de Contas, a mineradora Mirabela e o Instituto Sofrê está assegurando a implantação de uma unidade demonstrativa e experimental (minifábrica) de transformação de garrafas PET em vassouras,em substituição à tradicional vassoura de piaçava.

“É o pontapé inicial para a implantação do programa de coleta seletiva e reciclagem de lixo em Itagibá”, disse o secretário municipal de Meio Ambiente, Cosme Nunes. A unidade de produção vai beneficiar, diretamente, 20 pessoas carentes do município.

Elas já receberam treinamento para fabricação dos equipamentos no Instituto Sofrê, onde ficará instalada a minifábrica. O curso de fabricação de vassouras ecológicas usando garrafas PET foi ministrado pelo monitor Alvair Edson da Silveira.

“No futuro essas pessoas após o processo de capacitação, poderão ser envolvidas em futuros programas municipais de inclusão sócio-produtiva visando geração renda para as mesmas, através da coleta seletiva e reciclagem de lixo”, ressalta o secretário Cosme Nunes.

Parte dos alunos capacitados formará um núcleo de produção. Os alunos serão responsáveis em operar a minifábrica. “Eles são um embrião  para formação de uma cooperativa de catadores e futuros parceiros na implantação do Programa Municipal de Coleta Seletiva e Reciclagem de Resíduos Sólidos”, pontua o prefeito Marcos Barreto, Marquinhos. “Queremos somar forças para enfrentar o desfio desafio do lixo no município de Itagibá”.

A implantação do programa vai criar condições para tirar da natureza um produto plástico que leva até 450 anos para completar a decomposição. Vai evitar que se acumulem em valetas, rios, riachos e terrenos baldios, além de contribuir no controle de vetores e reservatórios de doenças transmissíveis, a exemplo da dengue.