Itacaré só tem, por dia, um Policial Civil em regime de Plantão, diz delegado

Itacaré
Arquivo

O delegado de Polícia de Itacaré, Joaquim José Tenório de Azevedo, foi mais rápido num pedido de esclarecimento ao Jornal Bahia Online do que na captura dos bandidos que estão agindo na Trilha da Prainha e que, neste final de semana, vitimaram um grupo de biólogos brasileiros e estrangeiros que visitavam o local (leia sobre a violência clicando aqui).

Tenório enviou na madrugada desta segunda-feira (18) um comunicado ao JBO, informando que "o redator antes de publicar qualquer noticia policial, deveria com responsabilidade entrar em contato com a referida autoridade, para melhor divulgar sua notícia". No entanto, nas entrelinhas, o delegado confirma todas as informações contidas na matéria publicada: o assalto houve, a violência existiu, não havia delegado de plantão em Itacaré e as trilhas de Itacaré tornaram-se ponto de assalto, principalmente nos finais de semana.

Na nota, o delegado diz que não existem plantões na delegacia de Itacaré, pois ele "não é pago pelo Estado para trabalhar aos finais de semana". E informa que  aos sabádo, domingos e feriados, existe o Plantão Central na cidade de Ilhéus composto de um Delegado Plantonista para lavrar todos flagrantes  em relação não só a Itacaré, mas as demais cidades integrantes da 7ª Coorpin, onde são feitos todos os procedimentos em relação a flagrantes.

Sobre o fato de as ocorrências não estarem podendo ser registradas em Itacaré, ele explica que o sistema do SIGIP se encontrava inoperante nesse final de semana, por razão de queda constante de energia na cidade de Itacaré, "como de costume é habitual em razão da não manutenção feita pela Coelba".

Em relação a assaltos acontecidos nas referidas trilhas, o delegado informa que a polícia já elaborou uma estatística através dos números de ocorrências acontecidas nos horários das 16h30min às 17 horas, e, o resultado do trabalho foi levado ao conhecimento do Major PM, Comandante da 72ª CIPM de Itacaré, "que é a Polícia Ostensiva e Preventiva, e a qual cabe Autoridade para prevenir para que não aconteçam tais assaltos (SIC)".

Tenório destaca que a Poliícia Civil, é a Polícia Judiciária. "Quando o fato acontece com prisão ou similar, entramos para investigar e tentar elucidar e prender os acusados em tais ações". E reconhece: "o nosso efetivo é muito pequeno. Só temos por dia um Policial Civil em regime de Plantão de 24/72 horas, um Delegado e um escrivão".

O delegado ainda informa na nota que quando tomou posse, há um ano e cinco meses, teve a preocupação de pedir um aumento de efetivo ao diretor do Depin, orgão ao qual é subordinado, e, teria tido como resposta, que  "aumento de efetivo só no próximo concurso". Na opinião de Tenório, "a Polícia Militar poderia, como pode, fazer rondas ostensivas nas respetivas trilhas, porque possui  efetivo muito maior do que da Policia Civil, inclusive, tem guarnição composta de motos, que poderiam muito bem fazer o patrulhamento ostensivo nas referidas trilhas".

pompy wtryskowe|cheap huarache shoes| bombas inyeccion|cheap jordans|cheap air max| cheap sneaker cheap nfl jerseys|cheap air jordanscheap jordan shoes