Estado só oferece ´dois trios e quatro bandas médias´para o carnaval de Ilhéus

Em primeira mão. Está cada vez mais distante a possibilidade de realização do Carnaval deste ano em Ilhéus. Depois de o prefeito Jabes Ribeiro anunciar nos primeiros dias de governo que, se dependesse de um centavo do município, a festa não seria realizada, o governo do estado também demonstrou que trabalha no limite de gastos para os municípios interioranos e dificilmente poderá bancar a maior parte da festa, cabendo o restante à iniciativa privada.

Fontes do Palácio de Ondina disseram à reportagem do Jornal Bahia Online no final da tarde desta quarta-feira (09) que a proposta do secretário estadual do Turismo, Domingos Leonelli, é de oferecer à cidade "dois trios elétricos e quatro bandas de médio porte". De acordo com a fonte, "isso é o que é possível no momento". O restante, portanto, ficaria sob a responsabilidade do governo municipal e o que a Setur pudesse obter junto ao empresariado local.

Ainda nesta quinta-feira (10) o tema voltará a ser debatido entre Jabes Ribeiro e o próprio Domingos Leonelli, quando a decisão será oficializada. O secretário estadual de Turismo estará na cidade para participar da posse da nova diretoria da Associação de Turismo de Ilhéus (Atil) e deverá ter um novo encontro reservado com o prefeito de Ilhéus. Jabes, entretanto, permanece irredutível quanto ao uso de recursos públicos para a realização da festa. Por telefone, o secretário municipal de Turismo, Alcides Kruschewsky confirmou a dificuldade do acerto. "Muito provavelmente a festa só ocorra nos bairros, assim mesmo realizada pela própria comunidade", reconheceu.