Cidade
Península de Maraú ganha o primeiro Polo de Informações Turísticas
Uma das áreas truísticas da Bahia mas valorizadas

Crédito: Arquivo

 

A população da península de Maraú já conta com uma importante ferramenta que vai ajudar no desenvolvimento da educação profissional e do turismo na região. Trata-se do Polo de Informações Turísticas da Península de Maraú, do Centro Territorial de Educação Profissional do Litoral Sul (Cetep).

 

Este é o primeiro dos quatro polos a serem instalados no território, antes do verão, pela Secretaria da Educação do Estado. Os demais funcionarão nos povoados de Tremembé, Caubi e Saquira. Nos polos, os estudantes do curso técnico em guia de turismo irão recepcionar os visitantes de todas as partes do Brasil e de outros países interessados em conhecer as atrações culturais, históricas, arquitetônicas e, sobretudo, as belezas naturais da cidade que já foi chamada de Mayrahú e habitada pelos índios Mayra.

 

Localização - O polo funcionará na Associação dos Amigos da Península de Maraú, localizada na Avenida Beira Mar, nº 5, Centro. O local é estratégico e dotado de infraestrutura para o atendimento ao turista. Os estudantes distribuirão materiais, como folders que ajudam a contar a história da península e que foram elaborados por eles em sala de aula. Há detalhes sobre a cidade, como, por exemplo, a origem da Paróquia São Sebastião, construída em 1915, e roteiros turísticos alternativos, como trilhas ecológicas que levam a lindas cachoeiras.

 

A estudante do 4º curso técnico em Guia de Turismo, Daniele Figueredo, 18 anos, está entusiasmada. "Meu coração está a mil. É um projeto que visa aprimorar o turismo em atuação no polo que vai valorizar a nossa cidade. Daremos orientações sobre trilhas e serviços, falaremos sobre a história da península, das manifestações culturais. Vamos indicar, também, os atrativos naturais e culturais. Vai ser muito bom", disse.

 

Atendimento - Orientados por professores, os grupos de quatro a seis estudantes se revezarão no atendimento aos turistas de domingo a domingo, das 7h30 às 20h, no Polo de Maraú e de domingo a domingo, das 8 às 18h, nos polos dos povoados. Cada turma permanecerá nos polos por quatro horas.

 

Estudantes agregam conhecimento e prática - A vice-diretora do Cetep Litoral Sul, Edinete de Oliveira, disse que a atividade é caracterizada como um estágio social. “O estágio é um componente curricular que coloca o estudante em contato direto com a realidade do mundo do trabalho e possibilita que o estudante desenvolva habilidades e atitudes necessárias para agregar conhecimentos e práticas, exercitar a autonomia e emancipação, socializar e refletir sobre a relação dialética estabelecida entre teoria e prática”.

O professor-orientador, Marcílio Góes, ressalta que está sendo firmada uma parceria com a Secretaria de Cultura de Maraú. “Nossos estudantes já estão em parceria com a Secretaria de Cultura, desenvolvendo uma agenda cultural que será disponibilizada em pousadas e restaurantes. A ideia é que os turistas tenham acesso a todos os eventos que vão acontecer na cidade ao longo do ano, como as manifestações culturais, a exemplo do Cocumbi, da caipora e dos mascarados”.

Góes diz que, atualmente, os visitantes estão restringidos a observar apenas as belezas da cidade, sem conhecimento histórico e que, com os polos, os turistas terão as informações por meio de estudantes bem qualificados e preparados para isso.


Uma das áreas truísticas da Bahia mas valorizadas

Crédito: Arquivo

 
Mais Notícias
   31/7/2014 - Adolescente desaparecida em São Paulo pode estar em Ilhéus
   31/7/2014 - Programa Viv-À-rte conclui formação da 1ª turma de Educadores Sociais
   31/7/2014 - UESC vai realizar o III Simpósio Internacional de Indicações Geográficas
   31/7/2014 - Evento marca os 56 anos de fundação da Igreja Batista Lindinópolis em Ilhéus
   31/7/2014 - Palestra alerta para os riscos das hepatites virais
   31/7/2014 - Apicultura em Canavieiras capacita novos profissinais
   31/7/2014 - Definida programação dos IV Simpósio Baiano das Licenciaturas
   31/7/2014 - Em Itabuna, campanha de hanseníase e verminose começa com alunos do Imeam
   31/7/2014 - Ilhéus investe nos Serviços de Atenção Domiciliar
   31/7/2014 - Prossegue em Ilhéus campanha contra a hepatite viral
   31/7/2014 - Itabuna entrega alvarás a mototaxistas
   30/7/2014 - Defesa civil monitora áreas de risco em Ilhéus
   30/7/2014 - Itabuna oferece vacina contra Hepatite A a partir de dia 4 de agosto
   29/7/2014 - Escola Municipal de Trânsito entra em funcionamento como CFC
   29/7/2014 - Samu de Ilhéus bate recorde de atendimento; são 70 por dia, em média
   29/7/2014 - Exame e tratamento da hanseníase e verminoses nas escolas de Ilhéus
   29/7/2014 - APPI vai debater acumulação de cargos
   29/7/2014 - Seminário analisa Educação no Campo e propõe novo modelo regionalizado
   29/7/2014 - Projeto estimula reflexão sobre importância da Filosofia
   29/7/2014 - Itabuna inaugura CEU e mais um posto de saúde reformado



© Jornal Bahia Online | Todos os direitos reservados.   Layout