Homem que saneou finanças de Salvador vai opinar na gestão de Ilhéus, apura JBO

Exclusivo. Enquanto define as nomeações políticas – mas focado em critérios técnicos, segundo garante – para a compsição do primeiro escalão do seu futuro governo, o prefeito eleito de Ilhéus, Jabes Ribeiro, também tem trabalhado na escolha de consultorias que possam constribuir com a sua gestão a partir de janeiro de 2013. Um dos nomes mais cotados a auxiliar o governo municipal é o do ex-secretário de Finanças da Prefeitura de Salvador, Joaquim Bahia. Auditor fiscal, Bahia ganhou respeito dos mais variados setores políticos do estado ao conseguir aumentar a arrecadação da Prefeitura da capital. Ele assumiu a secretaria municipal da Fazenda num momento crítico. Salvador perdia arrecadação, operava em déficit e não tinha recursos para honrar os próprios compromissos. Depois de um programa de refinanciamento e uma série de medidas de austeridade, Joaquim Bahia conseguiu “arrumar a casa”.  O quadro é semelhante em Ilhéus.

O Jornal Bahia Online conseguiu apurar que Joaquim Bahia esteve recentemente reunido com o prefeito eleito e assessores de sua confiança. Ele deverá conduzir as primeiras ações para viabilizar os dois primeiros anos do novo governo, com medidas que podem ser "pragmáticas e até radicais", segundo uma fonte. Além de Salvador, Joaquim Bahia também tem serviços prestados a Prefeitura de Feira de Santana, considerada uma das mais organizadas no interior do estado. Outro ponto forte: o homem tem excelente trânsito no Tribunal de Contas dos Municípios (TCM), que há muitos anos não aprova uma conta da Prefeitura de Ilhéus.

Vai demorar - De acordo com o apurado pelo JBO, o prefeito eleito jabes Ribeiro vai nomear paulatinamente os nomes para os cargos de segundo e terceiro escalões. Além de avaliar as indicações políticas ele quer ganhar pelo menos dois meses para arrumar a casa tendo um custo mais baixo na folha de pessoal. A disputa por cargos tem sido tão intensa, até pelas redes sociais, que algumas pessoas, além de lembrar que apoiou o candidato, tem até publicado "curriculo" para "lembrar" a Jabes sobre suas condições técnicas. Estes, segundo apurou o JBO, por certo estarão fora da lista. Jabes tem corrido léguas dos oferecidos.