Crea realiza ação especial na região de Ilhéus e Itabuna

Ação passa por Ilhéus
Maurício Maron

Até o dia 27 de setembro a fiscalização do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia da Bahia (Crea-BA) realizará uma ação especial na região de Ilhéus e Itabuna. Esta programação de forças tarefas é estratégica na atuação do Crea-BA, tendo em vista que atua no combate ao exercício ilegal da profissão, com ações de fiscalização que buscam garantir a presença do profissional habilitado nas obras e serviços de Engenharia, Agronomia e Geociências.

A operação atingirá os municípios de Almadina, Arataca, Aurelino, Leal, Barra do Rocha, Barro Preto, Buerarema, Coaraci, Firmino Alves, Floresta Azul, Gongoji, Ibicaraí, Ibicuí, Ibirapitanga, Iguaí, Itabuna, Itaju do Colônia, Itajuípe, Itapitanga, Itororó, Jussari, Nova Canaã, Santa Cruz da Vitória, São José da Vitória, Ubaitaba, Ubatã, Camacan, Canavieiras, Ilhéus, Itacaré, Maraú, Mascote, Pau Brasil, Santa Luzia, Una e Uruçuca. Serão 14 fiscais e 2 supervisores que atuarão na fiscalização das diversas modalidades da Engenharia, Agronomia e Geociências, para obter proteção da sociedade e do meio ambiente.

Com 1.812 profissionais e 332 empresas registradas e ativas na região, a fiscalização deverá também realizar buscas pendentes para alvos previamente definidos, a exemplo de diligências de denúncias, processos e correspondências. A realização da atividade está fundamentada no potencial econômico do território, com predominância para as modalidades de engenharia civil, agronomia e engenharia elétrica, alcançando ainda áreas não fiscalizadas ou fiscalizadas há mais de 1 ano.

De acordo com o supervisor de fiscalização, Silvio Henrique Silva Dias, as ações especiais são importantes por diversos fatores. “Promover regularização das demandas das inspetorias atendidas, favorecer a visibilidade do Conselho na região, proteger a sociedade, o meio ambiente, fortalecer os profissionais e promover, ainda, socialização e treinamento da equipe de fiscais do Crea-BA”, observa.